História

A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Fundada em 19 de dezembro de 1912 e restaurada em 1º de abril de 1946, é autarquia de regime especial com autonomia administrativa, financeira, didática e disciplinar, mantida pela União Federal nos termos da Lei nº. 1.254, de 4 de dezembro de 1950.

Envolta por uma história de muitas conquistas, a UFPR é referência no ensino superior para o Estado do Paraná e para o Brasil. Símbolo maior da cultura paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de suas áreas de extensão e pesquisa.

A responsabilidade social da universidade, enquanto instituição pública, também é valorizada em suas ações perante a comunidade paranaense. Além dos campi em Curitiba, a UFPR dispõe de outras instalações no interior e litoral do estado, facilitando o acesso à educação e integrando culturalmente o Estado do Paraná. A UFPR atua em todas as áreas da Classificação Internacional EUROSTAT/UNESCO/OCDE, que são: Educação; Humanas e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção, Agricultura e Veterinária, Saúde e Bem Estar Social; Serviços (http://www.ufpr.br/).

A história da Universidade Federal do Paraná e de seu Curso de Agronomia, que iniciou as suas atividades em 1915, mais precisamente no dia 01 de fevereiro, mas oficialmente a fundação é comemorada no dia 05 de abril de 1918, quando da criação da Escola Agronômica do Paraná. Em 14 de novembro de 1933 foi renomeada, sendo criado a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná, que a partir de 1961 passou a ser chamada de Escola de Agronomia e Veterinária do Paraná e, em 04 de janeiro de 1971, Faculdade de Agronomia e, 12 de setembro de 1973 Curso de Agronomia, data em que foi criado o Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.

A trajetória do curso de agronomia é marcada por grandes feitos e está muito ligada à história do desenvolvimento econômico do Estado do Paraná. Foi a ousadia e a competência de seus idealizadores, motivados pela sociedade paranaense, que fizeram da UFPR a primeira Universidade do Brasil.

Historicamente, a agricultura sempre desempenhou um papel fundamental dentro da economia paranaense, seja na geração de alimentos e matérias-primas para alavancar as diversas cadeias produtivas, como pelos empregos, trabalho e renda que proporciona.

A agricultura paranaense se caracteriza pelo predomínio das pequenas e meias propriedades, que nas ultimas décadas vem se desenvolvendo, ganhando em produção e produtividade,  com a adoção de métodos e técnicas de boa qualidade, associado melhoria do perfil gerencial dos agricultores, onde os engenheiros agrônomos formados pela UFPR tem tido papel preponderante. Desta forma, o setor agrícola constitui a principal atividade econômica do estado. Com uma agricultura diversificada e em franco desenvolvimento, o Paraná é o principal estado agrícola do país.

Este contexto demonstra que o Curso de Agronomia da UFPR, posicionado no centro geográfico do MERCOSUL, é uma instituição que vem se renovando e evoluindo no tempo. O curso está inserido em um ambiente universitário que garante o desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão de acordo com os objetivos institucionais. Comprometida com a região e o País, procura difundir a cultura universitária a todos que a desejem, em um ambiente de liberdade intelectual, pluralidade e compromisso social.

Após quase um século de história, que completará em 2012, marcada por perseverança e resistência, a UFPR é, além de símbolo oficial de Curitiba, a maior criação da cultura paranaense. Uma instituição fruto da audácia de seus criadores que se orgulha de ser a primeira do Brasil e ao mesmo tempo orgulho para todos os paranaenses.

A história do curso de agronomia da UFPR é recheada de detalhes e rica em conquistas. Um dos trabalhos mais importantes já realizados de compilação da mesma foi realizada pelo professor Luis Doni Filho, que publicou o livro …, disponível na biblioteca do Setor de Ciências Agrárias.

Fone: +55(41) 3350-5610

Fone: +55(41) 3350-3350-5610