Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar

Resumo

O Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar para o Estado do Paraná, tem como objetivo desenvolver variedades de cana-de-açúcar e cana energia RB, para a Sul do País e realizar ações de pesquisa nas áreas de manejo, doenças, nutrição e adubação, biotecnologia para o desenvolvimento de técnicas para o manejo da cana-de-açúcar . O Programa de Pesquisa faz da Rede Interuniversitária para o desenvolvimento Sucroalcooleiro “RIDESA” a qual a UFPR com mais nove Universidades (UFSCar, UFV, UFG, UFRRJ, UFS, UFAL, UFRPE, UFMT e UFPI) compõe o programa público federal para pesquisa em cana-de-açúcar no Brasil. Este Programa de Pesquisa atua desde de 1991 no estado do Paraná e já liberou 10 variedades de cana-de-açúcar, sendo que em 2018, a variedade RB966928 tornou-se a segunda mais cultivada no Brasil. No estado do Paraná as variedades RB desenvolvidas pela RIDESA, representam mais de 84% da área cultivada total com cana-de-açúcar. O Programa foi aprovado na data de 04/12/2018 e o início em janeiro de 2019. No ano de 2019 foram realizadas cinco reuniões técnicas para divulgação de resultados de pesquisa, com a apresentação de resultados parciais, apresentação da performance de clones promissores, com destaque para a apresentação das pré-liberações (clones RB036152, RB006970). Houve a publicação do Livro intitulado ?Manual de experimentação para o melhoramento genético da cana-de-açúcar? editado e desenvolvido pela equipe de professores da UFPR, onde são descritos os métodos e procedimentos de avaliação dos experimentos conduzidos na Ridesa/UFPR. No ano de 2020 foram realizadas exclusivamente às atividades de avaliação de experimentos, instalação de novas séries e manutenção da experimentação, devido as restrições da Pandemia-Covid19. Houve a publicação do Livro intitulado ?Programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar/UFPR – Relatório técnico 2012/2020? editado e desenvolvido pela equipe de professores da UFPR. Destaque para a área cultivada da RB966928 que em 2020, chega em 14% do cana produzida no Brasil e no estado do Paraná está com 16%.

Vigência

2019-2024