UFPR é destaque em Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

Prof. Araujo agraciado com a medalha da SBAU (foto arquivo pessoal)

Curitiba, 29/09/2023 – O maior evento de arborização urbana da América Latina,  realizado em Maringá (PR), de 15 a 23 de setembro, trouxe destaque para o trabalho pioneiro da UFPR no desenvolvimento dessa área. Na ocasião,  o professor da UFPR Antonio José de Araujo recebeu a mais alta honraria da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, a medalha Presidente Maria do Carmo Conceição Sanchotene.

Araujo, após regressar ao Brasil em 1980, vindo de um doutorado na Michigan State University, atuou como professor e orientador no Curso de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR. Procurado por estudantes interessados na área de arborização urbana, preparou uma nova disciplina – Arboricultura e Arborização Urbana – que foi então oferecida pela primeira vez no País. Dentre os primeiros alunos a cursar essa disciplina estava Daniela Biondi, atual professora titular e líder dessa área na UFPR, que também se fez presente ao evento. Daniela foi agraciada com o Prêmio Arborito da SBAU, por seu trabalho como editora-chefe da Revista SBAU.

Araujo foi o terceiro presidente da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, em 1997 e 1998, tendo promovido o processo de internacionalização da SBAU, com a filiação da entidade à International Society of Arboriculture, com sede nos EUA, e um intenso intercâmbio de cientistas e autoridades na área, ministrando conferências em eventos no Brasil.

Araujo e Biondi formaram muitos dos mestres e doutores atuantes nessa área.  O trabalho líder e pioneiro da UFPR tem tido assim efeito multiplicador e de formação de lideranças na promoção da arborização urbana para um futuro sustentável e com qualidade de vida para as cidades brasileiras.