UFPR recebe produtores rurais para um dia de inovação tecnológica em agropecuária

Área do NITA na Fazenda Canguiri

Cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, estudantes e professores, participam do 2º Dia de Campo do Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (Nita) da Universidade Federal do Paraná. As atividades serão nesta quarta-feira, 14 de dezembro, com início às 8h, na Fazenda Experimental Canguiri, do Setor de Ciências Agrárias.

O objetivo do evento é apresentar os sistemas integrados de produção agropecuária alocados em área de proteção ambiental, explorando a interface solo-planta-animal-atmosfera, destacando a sustentabilidade, segurança alimentar e qualidade ambiental. Além disso, mostrar como a diversificação dos sistemas integrados de produção agropecuária altera a qualidade dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, incluindo a dinâmica de carbono e seus estoques, a fertilidade do solo, a ciclagem de nutrientes e os componentes de rendimento de culturas agrícolas.

O primeiro evento do Nita foi realizado em junho deste ano, recebendo produtores rurais do Rio Grande do Sul. Foram apresentados diferentes sistemas integrados de produção (lavoura/pecuária; lavoura/floresta; lavoura/pecuária/floresta; pecuária/floresta) e sistema simplificado de produção.

O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) é constituído por parcerias que envolvem, além da UFPR, a UFRGS, Unicentro, UTFPR, UFSC, Embrapa, IAPAR, USDA, com participação de professores, pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e graduação ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais.  Ele foi criado tendo por missão o desenvolvimento sustentável regional, por meio da pesquisa e da difusão de tecnologias sustentáveis, envolvendo princípios da produção integrada de sistemas agropecuários.

Mais informações: 3350-5754