Curitiba, 11/12/2023 – A importância do trabalho cientÃfico de pesquisadores brasileiras na Antártica via Programa Ciência Antártica (PC Antártica) será tema de um debate promovido na tarde do dia 18 (segunda-feira) pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em BrasÃlia, que terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Entre os dez jovens pesquisadores da área de ciência antártica que foram convidados estará Camila Carpenedo, professora do Departamento de Solos e Engenharia AgrÃcola (DSEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do recém-criado Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas (Nuvem) da UFPR.
Os outros debatedores serão: Celina Rodrigues, Davi do Vale Lopes, Filipe Gaudie Ley Lindau, Maria Victoria de Vargas, Martha Lima Brandão, Tatiane Combi, Thiago Monteiro da Silva, e Vivian Nicolau Gonçalves.
Além da ministra Luciana Santos, participarão do evento representantes dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e das Relações Exteriores, e da Marinha do Brasil, além dos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq).
SERVIÇO
Evento Conexões CientÃficas entre Brasil e Antártica: Como os resultados cientÃficos da pesquisa antártica impactam o Brasil?, do MCTI
Quando:Â 18/12, a partir das 14 horas
Onde: Auditório Renato Archer, no Bloco E do MCTI (Esplanada dos Ministérios, em BrasÃlia-DF); e on-line, pelo canal no YouTube do MCTI
(Por Camille Bropp/Sucom/UFPR)