AGRO 7036 – Tópicos Especiais II – Cultivo de Pequenas Frutas e Frutas Nativas

Natureza

Concentrada

Ementa

Situação e tendências da produção mundial e nacional de pequenas frutas. Descrição da classificação botânica das principais espécies e características dos gêneros Rubus e Vaccinium. Exigências de solo e clima para o desenvolvimento adequado das pequenas frutas. Estudo do hábito de crescimento e ciclo anual e suas relações com os sistemas de poda e condução das pequenas frutas. Avanços na produção de mudas e manejo de plantas. Análise dos fatores que afetam a conservação pós-colheita e valor nutracêutico das pequenas frutas.

2º semestre

Dia/Horário

A definir

Luiz Antonio Biasi

Bibliografia Recomendada

ANTUNES, L.E.C.; RASEIRA, M. C.B. Aspectos técnicos da cultura da amora-preta. Pelotas: Embrapa Clima Temperado. 2004. 54p. (Documentos, 122).

ANTUNES, L.E.C.; RASEIRA, M.C.B. (Ed.). Cultivo do mirtilo (Vaccinium spp.). Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006. 99p. (Embrapa Clima Temperado. Sistema de Produção,8).

BOUNOUS, G. Piccoli frutti. Milano: Edagricole, 2009. 393p.

BUSHWAY, L.; PRITTS, M.; HANDLEY, D. Raspberry and blackberry production guide for the Northeast, Midwest, and Eastern Canada. Ithaca: NRAES, 2008. 157p.

CARPANEZZI, A.A.; ZANONA, K.; VOLTZ, R.R. Separação botânica de espécies de Rubus da Região Metropolitana de Curitiba. Colombo: Embrapa Florestas, 2019. 32 p. (Documentos / Embrapa Florestas, 326).

KRETZSCHMAR, A. A.; RUFATO, L.; PELIZZA, T. R.; RUFATO, A.R.; ANTUNES, L.E.C; RASEIRA, M.C.B.; VIZZOTTO, M.; PAGOT, E.; LIMA, C.S.M.; MUNIZ, J.; RIBEIRO, R.S. Pequenas frutas. 1. ed. Florianópolis: DIOESC, 2013. 194p.

PIO, R. Cultivo de fruteiras de clima temperado em regiões subtropicais e tropicais. 2 ed. Lavras: Ed. UFLA, 2018. 681p.

RASEIRA, M.C.B.; ANTUNES, L.E.C. A Cultura do mirtilo. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2004. 67p. (Embrapa Clima Temperado, Documentos 121).

RASEIRA, M.C.B.; GONÇALVES, E.D.; TREVISAN, R.; ANTUNES, L.E.C. Aspectos técnicos da cultura da framboeseira. Pelotas: Embrapa Clima Temperado. 2004. 22p. (Documentos, 120).

RETAMALES, J.B.; HANCOCK, J.F. Blueberries. London: CABI, 2012. 323p.

SCHULZA, M.; CHIM, J.F. Nutritional and bioactive value of Rubus berries. Food Bioscience, v. 31, 100438, 2019.

UNDURRAGA, P.; VARGAS, S. Manual del arándano. Chillán: INIA. 2013. 120 p. (Boletín INIA, 263).

UFPR no Facebook UFPR no Youtube UFPR no Twitter UFPR no Instagram
Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal