O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) visa atender famílias e protetores que cuidam de animais abandonados ou que fazem lar transitório para esses animais e que encontram-se em situações de vulnerabilidade social comprovada, fornecendo atendimentos de atenção básica para os animais sob sua tutoria.
Por se tratar de uma Clínica Veterinária Social Escola, os serviços veterinários ofertados são de baixa complexidade, sendo as consultas de triagem gratuitas. Exames complementares são de responsabilidade dos tutores.
São ofertados serviços de castrações, sendo apenas cobrados os materiais utilizados nos procedimentos, tendo um custo reduzido.
Os serviços oferecidos para a comunidade contemplam:
Serviços em planejamento:
Endereço: Rua dos Funcionários, 1540 – Cabral, Curitiba-PR, 8005-050
Acesse o Formulário de pré-cadastro para atendimento no Centro de Medicina Veterinária do Coletivo
Telefone para contato: (041)992677406
CENTRO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO
Serviço de Perícia de Animais Vivos (SPA) – A UFPR possui termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná com várias frentes de trabalho, entre elas a realização de perícia em animais vivos pelos residentes de MVC. O serviço contará agora com sala própria, bem como local apropriado para a guarda dos materiais e instrumentos de trabalho.
Projeto ZERO FOME – O projeto Zero Fome iniciou em 2020 durante a pandemia, para apoiar a alimentação de animais de estimação de famílias em situação de vulnerabilidade. Numa primeira etapa trabalhou-se em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Campo Magro. As famílias cadastradas no CADÚnico Nacional passam por avaliação, por meio de visita técnica da assistente social e do residente de MVC, para a triagem e, caso realmente estejam em situação de vulnerabilidade econômica. inclusão no projeto. Durante a visita técnica, é avaliado o nível de guarda responsável, feitas orientações para a promoção da saúde da família e os animais recebem assistência médico-veterinária básica. Em uma segunda etapa, a partir de novembro de 2021, o projeto foi expandido para os Lares Transitórios da região metropolitana de Curitiba. Essa etapa está relacionada com a pesquisa de dois pós-graduandos em Saúde Única. O projeto é patrocinado pelo Instituto PremieRPet.
Assistência Social Veterinária (ASV) – O Projeto ASV permitirá apoiar tutores com dificuldades econômicas para arcar com as despesas médico-veterinárias dos seus animais. Os tutores passarão por entrevista e seleção para identificar as vulnerabilidades e a melhor forma de enfrentamento para permitir o acesso do animal ao atendimento. Nesse serviço serão inclusos também moradores de rua e pessoas com transtorno de acumulação de animais. O ASV também poderá dar suporte aos tutores em momento de luto ou com a indicação de eutanásia dos seus animais. Esse serviço será em parceria com os cursos de Psicologia e do Serviço Social da UFPR, além dos serviços sociais municipais da região metropolitana de Curitiba. Com apoio da Boehringer, será oferecida uma bolsa de doutorado para um assistente social desenvolver atividades de pesquisa no CMVC e, ao mesmo tempo, fazer as entrevistas com as famílias que buscarem os serviços do CMVC.
Clínica da interação humano-animal – A clínica tem como objetivo fortalecer o vínculo humano-animal, melhorar os níveis de bem-estar dos animais de estimação, prevenir maus-tratos, negligência, abuso e o abandono. As atividades desenvolvidas serão:
• Aconselhar tutores que adotaram animais e que apresentam problemas comportamentais no novo lar;
• Promover o adestramento e educação de animais adotados (Projeto com apoio do Instituto PremieRPet, por meio de bolsa de doutorado e financiamento de materiais)
• Capacitar tutores quanto a guarda responsável e a educação básica de cães;
• Diagnosticar problemas comportamentais e indicar o tratamento para a modulação comportamental;
• Oferecer consultorias para abrigos de cães e gatos. O CMVC já possui uma parceria com o Instituto PremieRPet no Projeto Medicina de Abrigos. Atualmente são 6 abrigos assistidos pela UFPR, dois no Paraná e 4 em São Paulo. Pretende-se expandir o projeto no PR. O projeto visa melhorar o nível de bem-estar dos animais nos abrigos e aumentar a taxa de adoção. Os colaboradores passam por capacitação; os abrigos são acompanhados mensalmente e identificados pontos críticos a serem corrigidos; são estudadas formas de diminuir a taxa de admissão de animais e diminuir a densidade de animais.
Consultoria em Saúde Única – Esse serviço é responsável pela:
Centro de Educação e de Controle da Natalidade de Cães e Gatos – O CMVC possui um centro cirúrgico para a realização de cirurgias de castração de cães e gatos, em substituição à Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES). A UMEES funcionou por quase 10 anos, mas em 2017/2018 teve suas atividades externas encerradas. A partir de então, começou a funcionar nas dependências do Setor de Ciências Agrárias, com o apoio do Hospital Veterinário, inserida no Projeto de Extensão e nas aulas de Vivência em Medicina Veterinária do Coletivo. A Unidade faz parte atualmente do CMVC. Ela está estacionada junto ao CMVC e será utilizada para os atendimentos dos animais, bem como para as práticas de medicina veterinária integrativa.
As castrações realizadas no CMVC têm como foco:
Curso de banho e tosa: O CMVC oferecerá curso de banho e tosa para jovens em situação de vulnerabilidade. Pretende-se abrir vagas para o banho e tosa de animais de pessoas em situação de rua, bem como de animais de Lares Transitórios.
Educação em saúde única e educação humanitária: O CMVC vai continuar com os cursos que já eram oferecidos de maneira gratuita para a comunidade, com enfoque na educação humanitária solucionaria.
Medicina Veterinária Integrativa: Será inaugurado um ambulatório de práticas integrativas que contará com atendimento em homeopatia, acupuntura, entre outros.telefone 41 992677406 (por enquanto sem whatsapp)
Telefone: (041)992677406
email: centromvc@ufpr.br
Instagram: mvcufpr
Profa. Cybelle de Souza
Prof.. Francisco Warth
Profa. Rita Garcia