Menu

Medicina Veterinária do Coletivo

         A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é uma nova área da Medicina Veterinária que interliga a Saúde Coletiva, a Medicina de Abrigos e a Medicina Veterinária Legal (Garcia, 2014).

O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG) em áreas urbanas é um dos grandes temas dentro da MVC, sendo um problema para saúde pública e medicina de abrigos, mas tendo consequências também forenses. A medicina de abrigos engloba toda a politica interna dos locais públicos, privados ou do terceiro setor que fazem a manutenção de cães e gatos no coletivo, mas que têm relação direta e sofrem as consequências das politicas externas de MPCG. Inclui os protocolos de admissão de animais, programas preventivos, capacitação de funcionários e demais demandas para que os animais possam ser reintroduzidos na sociedade sem representarem riscos. Os maus-tratos aos animais é um tema que deve ser tratado intersetorialmente: como indicador de outras formas de violência, envolve a saúde, assistência social, conselhos tutelares e de defesa dos direitos dos idosos e das mulheres; as intervenções legais, caso as ações sócio-educativas não tenham efeito; e a aplicação dos 4Rs da medicina de abrigos (recolhimento seletivo, reabilitação, ressocialização e reintrodução na sociedade por meio da adoção) para a melhoria dos níveis do bem-estar dos animais.

Medicina Veterinária do Coletivo:um novo desafio para os veterinários
Garcia, R. C. M. 1,2,4; Calderon Maldonado, N. A.
Clínica Veterinária, Ano XIV, n. 82, setembro/outubro, 2009

A Medicina Veterinária do Coletivo, considerada uma nova área da medicina veterinária pela Associação Veterinária Americana, tem o seu termo utilizado em inglês como “shelter medicine”, em espanhol “medicina de albergues” e a tradução para o português seria “medicina de abrigos”.

Em relação ao melhor vocábulo a ser utilizado, na cultura latino-americana o termo “abrigo” não é utilizado quando a manutenção dos animais é feita pelo poder público, no caso dos serviços de controle de zoonoses e de controle animal.Também pode ter uma conotação de“depósito de animais” e não de instituição que promova o bem-estar desses.Com essas considerações, no Brasil e na Colômbia, o termo atualmente utilizado na construção dessa nova área é Medicina Veterinária do Coletivo (MVC).

A Medicina Veterinária do Coletivo interliga as áreas de saúde coletiva, medicina de abrigos e medicina veterinária legal. É multidisciplinar, trabalhando em conjuntos com setores da saúde, educação, meio ambiente e assintência social. Interagindo também com a polícia civil, ministério público e ONG’s

Em 1999, a Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) começou a fazer parte do currículo de algumas escolas veterinárias americanas e programas especiais começam a ser desenvolvidos. A Universidade de Davis criou umprograma com o objetivo de apoiar tecnicamente os abrigos, agências de controle animal e criadores. A experiência da Universidade da Flórida envolve, além da escola de medicina veterinária, o segundo setor (Merial) e a agência de controle animal local(Alactua County Animal Services).

A Universidade de Cornell, por sua vez, oferece oportunidade de participação dos estudantes nessa nova área, envolvendo a construção de protocolos de avaliação e tratamento, medicina preventiva,implementação de sistemas de monitoramento e vigilância de enfermidades. Outro exemplo é a Universidade do Colorado, que tem um programa de formação profissional voltado para os alunos, mas também destinado a promover o avanço da MVC. Outra evolução da especialidade foi a criação de associações que se dedicam ao estudo e prática da MVC.

Medicina de Abrigos

Medicina Veterinária Legal

Saúde Coletiva

Medicina de Desastres

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Medicina Veterinária do Coletivo UFPR
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê, Curitiba (PR), Brasil
Contato: mvc@ufpr.br
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Medicina Veterinária do Coletivo UFPR
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê, Curitiba (PR), Brasil
Contato: mvc@ufpr.br
Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Medicina Veterinária do Coletivo UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR