O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Menu

Medicina de Abrigos

A Medicina Veterinária de abrigos desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar animal, na prevenção de doenças e no auxílio à gestão responsável desses espaços dedicados ao cuidado de animais em situação de vulnerabilidade, envolvendo uma abordagem multidisciplinar. Essa área da medicina veterinária se concentra em garantir a saúde física e emocional dos animais resgatados, muitos dos quais possivelmente enfrentaram situações de abandono, maus-tratos ou negligência. Desempenha, portanto, um papel vital na garantia do bem-estar dos animais em situação de abrigo, oferecendo cuidados médicos, promovendo a adoção responsável, controlando a superpopulação e trabalhando para criar ambientes que atendam às necessidades físicas e emocionais dos animais resgatados.

A Universidade Federal do Paraná é um centro de referência de estudos voltados para a Medicina Veterinária do Coletivo e suas vertentes, fomentando a pesquisa e coordenando projetos voltados para a promoção do bem-estar animal, controle populacional de cães e gatos, atendimento clínico e medicina de abrigos. A graduação possui em seu currículo disciplinas teóricas e práticas referentes à Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina Veterinária Legal e Medicina Veterinária Integrativa. Os programas de pós-graduação desenvolvem projetos de excelência na área, contando com os programas de residência médica em Medicina Veterinária do Coletivo, mestrado e doutorado. Ademais, o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo oferece atendimento médico veterinário gratuito para a população em situação de vulnerabilidade social. 

 

PROJETO MEDICINA DE ABRIGOS

Em 2018, firmou-se uma parceria entre a área de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná e o Instituto PremieRpet®, dando início ao projeto Medicina Veterinária de Abrigos. O projeto envolve os residentes da área de MVC, os quais fornecem uma consultoria para os abrigos, identificando os principais pontos críticos de cada instituição e sugerindo melhorias, sempre visando aumentar o nível de bem-estar animal e, consequentemente, incentivando mais adoções de sucesso.

Desde 2019, quatro abrigos no estado de São Paulo e dois no Paraná estão sendo assistidos pelo projeto. A expertise da UFPR na área de Medicina de Abrigos e o apoio do Instituto PremieRpet® está auxiliando a melhorar a vida de muitos animais e já contribuiu com a adoção de mais de 3.415 cães e gatos.

Mais informações nos sites:
https://onlinesheltermedicine.vetmed.ufl.edu/
https://www.sheltermedicine.com/

https://www.premierpet.com.br/wp-content/uploads/2020/11/shelter_medicine-diretrizes-instituto.pdfwww.premierpet.com.br/shelter_medicine.pdf

Universidade Federal do Paraná
Medicina Veterinária do Coletivo UFPR

Rua dos Funcionários 1540
80035-050 | Curitiba |
mvc@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Medicina Veterinária do Coletivo UFPR

Rua dos Funcionários 1540
80035-050 | Curitiba |
mvc@ufpr.br


UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.