Menu

Especialização MVC

EM BREVE: Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo turma 2026-2028

Uma imersão profunda nas diferentes áreas da Medicina Veterinária do Coletivo. Uma oportunidade única para aprofundar seus conhecimentos e contribuir de maneira significativa para a promoção da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades sob a estratégia de saúde única e bem-estar único. 

Previsão de início: fevereiro de 2026
Duração: 24 meses 
Modalidade: online (EAD)
Carga horária: 544 horas 
Certificação: Universidade Federal do Paraná – UFPR 
Coordenação Geral: Rita de Cassia Maria Garcia  

Investimento  

24 parcelas* de R$664,39  

*se a matrícula for realizada até fevereiro/25

Participe dessa turma!
Deseja receber informações em primeira mão sobre as inscrições? Clique aqui e responda ao formulário.

____________________________________________________________________________________________________

Editais  

Inscrição BOLSAS turma 2026-2028 – EM BREVE!

Incrição VAGAS REGULARES turma 2026-2028 – EM BREVE!

________________________________________________________________________________________________________________

O curso  

O Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo (CESMVC) visa aprimorar e ampliar os conhecimentos dos médicos veterinários que atuam nas diversas áreas e interfaces entre seres humanos, animais e ambiente.  

As disciplinas estão distribuídas em 8 blocos de conhecimento e terão uma abordagem orientada para a identificação de problemas, diagnóstico e enfrentamento das mais diversas situações que envolvem a Medicina Veterinária do Coletivo. Serão exploradas as áreas de intersecção entre a saúde coletiva, medicina veterinária de abrigos, medicina veterinária de povos originários e comunidades tradicionais, medicina veterinária de desastres e medicina veterinária legal na ótica da saúde única e bem-estar único.  

Público-alvo  

Médicos Veterinários que atuam, direta ou indiretamente, com as interações humano, animal e ambiente nas mais diversas áreas (saúde pública, meio ambiente, educação, clínica médica e cirúrgica, epidemiologia, comportamento animal, etc) e que desejam aprender e aprofundar os conhecimentos em Medicina Veterinária do Coletivo, contribuindo para o desenvolvimento da especialidade na prática.  
Também é voltado para Veterinários recém-formados que tenham o interesse em ingressar na área.  

Recursos didáticos  

O Curso será 100% à distância, com aulas síncronas semanais e assíncronas.  

Serão indicadas atividades práticas que poderão ser desenvolvidas na própria cidade do aluno ou em locais pré-determinados, como na UFPR, UFRPE, UFMG.

Quadro docente  

São mais de 40 professores, sendo 75% doutores, envolvidos com experiência inestimável na Medicina Veterinária do Coletivo: a prática!   

O quadro de docentes é enriquecido por diferentes profissões e setores, trazendo para o campo de estudo a interdisciplinaridade, integrando as disciplinas por meio de interatividade, em um processo dinâmico que objetiva encontrar soluções aos diferentes desafios da Medicina Veterinária do Coletivo.  

Muitos dos professores fizeram parte da criação da área de Medicina Veterinária do Coletivo e da sua história, vivenciando os desafios inerentes a qualquer mudança que exige, não somente a estruturação de novas bases políticas, mas a mudança de paradigma, sob a estratégia de saúde única, onde humanos, animais e ambiente importam.  

No final do curso, os alunos serão capazes de

  1. Compreender o que é a Medicina Veterinária do Coletivo e a Medicina Veterinária Social; 
  1. Compreender os principais problemas da Saúde global e como atuar sob a estratégia de saúde única localmente, tanto para o controle das zoonoses como de outros agravos provocados pelos animais. 
  1. Compreender o SUS e SUAS para atuar intersetorialmente e multidisciplinarmente nas diversas situações que envolvem a interação humano, animal e ambiente; 
  1. Propor estratégias necessárias para implantação de programas efetivos de manejo populacional de cães e gatos em áreas urbanas; 
  1. Propor plano de trabalho para o enfrentamento da problemática das pessoas em situação de acumulação de animais; 
  1. Compreender a atuação com povos originários e de comunidades tradicionais para a promoção da saúde; 
  1. Identificar problemas de abrigos de cães e gatos e fazer proposituras para a melhoria dos níveis de bem-estar dos animais abrigados, bem como a diminuição das taxas de mortalidade, morbidade e aumento das taxas de adoção; 
  1. Criar planos de contingência para prevenção/minimização impactos de desastres, bem como compreender como funcionam os comandos durante um evento (desastre); 
  1. Capacitar os diversos atores sociais para o enfrentamento dos maus-tratos aos animais, bem como utilizá-los como indicador para a identificação de outros tipos de violência; 
  1. Identificar situações de crimes contra animais, dentre eles maus-tratos, abuso, ferimentos e mutilações por meio de exames de perícia veterinária; elaborar documentos de interesse médico-veterinário legal, como laudos, relatórios, pareceres técnicos em casos envolvendo animais. 
  1. Criar planos de ação na área de medicina veterinária do coletivo.  

Contato: secretariacesmvc@ufpr.br 
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h até às 17h 

Universidade Federal do Paraná
Medicina Veterinária do Coletivo UFPR

Rua dos Funcionários 1540
80035-050 | Curitiba |
mvc@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Medicina Veterinária do Coletivo UFPR

Rua dos Funcionários 1540
80035-050 | Curitiba |
mvc@ufpr.br


UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais