DERE da UFPR abre edital para bolsas de extensão

Curitiba, 08/02/2024 – O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na Ong Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE) do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), torna públicos os editais: Recém Graduado, Estudantes de Graduação e Iniciação à Pesquisa e Extensão, com as normas do processo seletivo de bolsistas em áreas de formação de Agronomia, Medicina Veterinária ou Zootecnia.

As inscrições estão abertas até o dia 19 de fevereiro. Ao todo serão sete vagas sendo uma para recém graduado, quatro para estudantes de graduação e duas para pesquisa e extensão.

Sobre as bolsas de extensão

As bolsas de extensão visam apoiar a participação de estudantes em Programas e Projetos de Extensão, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos e de futuros profissionais, bem como a integração do ensino e da pesquisa com as demandas sociais.

O departamento

O DERE foi instalado em 04 de março de 1965 e em 17 de março do mesmo ano foi empossado seu primeiro chefe, o professor Agostinho Bernardo da Veiga.

Em 26 de abril de 1971, passou a se chamar Departamento de Organização Rural, face às mudanças dentro da Universidade. A UFPR foi a primeira Universidade do Brasil a lecionar como matéria obrigatória aos cursos de graduação, a disciplina Extensão Rural. Em 1973, devido às mudanças organizacionais dentro da Universidade, que culminaram com a criação dos Setores, o departamento novamente mudou de nome passando a se chamar Departamento de Economia Rural e Extensão.

Para mais informações, acesse aqui os editais na íntegra.