História

A Universidade Federal do Paraná passou por uma verdadeira revolução administrativa em 1973. Foram extintas todas as escolas e faculdades, sendo criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que surgiu, em setembro de 1973, o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão.

Atualmente, o Setor de Ciências Agrárias é constituído por sete Departamentos: Ciências Florestais (DECIF), Economia Rural e Extensão (DERE), Engenharia e Tecnologia Florestal (DETF), Fitotecnia e Fitossanidade (DFF), Medicina Veterinária (DMV), Solos e Engenharia Agrícola (DSEA) e Zootecnia (DZ).

Oferece cinco cursos de graduação interdependentes: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Os cursos de Pós-Graduação, stricto sensu, são ofertados por meio de cinco programas: Agronomia – Ciência do Solo, Agronomia – Produção Vegetal, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Além disso, o Setor conta com o PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias, que oferece cursos à distância de especialização e extensão nas áreas do Agronegócio, Ambiental e Florestal.

Importante destacar ainda o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária (PRAPS/MV),  ofertado pelo Departamento de Medicina Veterinária e pelo Hospital Veterinário, o qual constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob forma de especialização, caracterizado por ensino em serviço.