Menu

Apresentação

O Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE) está vinculado ao Setor de Ciências Agrárias da UFPR atuando como suporte para as ações de ensino, pesquisa e extensão que se desenvolvem no âmbito da graduação e da pós-graduação, em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).

Atualmente o DERE é composto por 16 docentes doutores e 02 técnicos-administrativos e oferta disciplinas para todos os Cursos de Graduação do Setor de Ciências Agrárias: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. O Departamento atua, também, na produção de conhecimento e formação de pesquisadores junto aos Cursos de Pós-Graduação ofertados pela Universidade Federal do Paraná e realiza atividades extensionistas e atividades administrativas.

Breve Histórico

O Departamento de Economia Rural – DERE foi instalado em 04 de março de 1965 e em 17 de março do mesmo ano foi empossado seu primeiro chefe, o professor Agostinho Bernardo da Veiga.

Em 26 de abril de 1971, passou a chamar Departamento de Organização Rural, face às mudanças dentro da Universidade. A UFPR foi a primeira Universidade do Brasil a lecionar como matéria obrigatória aos cursos de graduação a disciplina Extensão Rural. Em 1973, devido às mudanças organizacionais dentro da Universidade, que culminaram com a criação dos Setores, o departamento novamente mudou de nome passando a se chamar Departamento de Economia Rural e Extensão.

Objetivos

O DERE tem como meta principal, a transmissão de conhecimentos na área socioeconômica através de seu qualificado corpo docente, na oferta de disciplinas para os cursos de graduação e de pós-graduação em ramos das ciências agrárias (Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Industrial Madeireira).

Paralelamente, os professores do Departamento vêm desenvolvendo pesquisas aplicadas, fundamentais tanto para a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecimento econômico dos Setores Agrícola e Florestal, quanto para o aprimoramento dos alunos, que sob a condução de seus orientadores, têm a possibilidade de ver seus conhecimentos teóricos aplicados às práticas de pesquisa científica. O Departamento também vem disponibilizando seus recursos humanos, com as especializações de que dispõem, para importantes serviços à comunidade através de projetos de extensão, em parceria com a iniciativa privada, órgãos do governo e outros segmentos engajados da sociedade.

Áreas de Abrangência

O Departamento de Economia Rural e Extensão tem como foco principal seis linhas mestras de atuação: Economia e Planejamento de Empreendimentos Rurais; Administração e Gestão de Agronegócios; Política e Legislação Rural; Extensão Rural e Desenvolvimento, Economia e Política Florestal. A Economia Rural trata do estudo dos mercados agropecuários no tocante à sua organização e formação de preços nos diferentes segmentos.

Num trabalho conjunto, a Administração e Gestão de Agronegócios, busca um melhor planejamento, organização, direção e controle da estrutura produtiva rural.

A área de Política e Legislação Rural objetiva o acompanhamento da política agrícola do País e da legislação agrícola.

Planejamento Estratégico do DERE

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Economia Rural e Extensão
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5604
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Departamento de Economia Rural e Extensão
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5616 / 3350-5785
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Economia Rural e Extensão

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR