O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fitossanidade a ser ofertado pelo Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade (DFF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi idealizado por docentes de diferentes áreas para qualificar profissionais na área de Fitossanidade para uma agricultura moderna, sustentável e economicamente viável com os objetivos de ampliar o número de profissionais qualificados com curso superior na área de Ciências Agrárias, promover a atualização e aplicação dos conhecimentos técnicos relativos à legislação fitossanitária, tecnologia de aplicação, planejamento experimental, fitopatologia, entomologia e matologia, atender a uma demanda cada vez mais crescente no paÃs quanto a melhor qualificação de profissionais na área de fitossanidade em resposta à s exigências do competitivo mercado nacional e internacional e desafios técnicos atuais, consolidar a proteção de plantas frente a técnicas agrÃcolas sustentáveis, visando a conservação e melhoria do ambiente de produção e trocar conhecimentos e estabelecer rede de contatos.Â
     O curso será ofertado na modalidade de ensino a distância (EAD) seguindo modelo semipresencial dividido em 2 módulos. Em cada módulo terão 7 disciplinas, sendo inicialmente ofertadas à distância e ao final de cada módulo terá o encontro presencial em Curitiba-PR. O curso conta com 13 docentes com experiência nas suas áreas de atuação, sendo 9 docentes da UFPR, 1 docente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), 1 docente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), 1 docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e 1 docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com isso, pretendemos atingir profissionais de todos os Estados, ampliando a área de atuação da Universidade e proporcionando oportunidades de capacitação a profissionais mesmo distantes dos muros da UFPR.
    A duração do curso será de no máximo 24 meses. Durante os primeiros 14 meses serão ofertadas as disciplinas, sendo do 15º ao 20º mês o aluno deverá desenvolver e defender o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Do 21º ao 24º mês será para os trâmites e fechamento do curso. Ao discente que obtiver aprovação em todas as disciplinas e no TCC será concedido o Certificado de Especialista pela UFPR. Ao discente que optar por não realizar o TCC, mas que obtiver aprovação em todas as disciplinas será concedido o Certificado de Aperfeiçoamento pela UFPR.
  O curso terá parceria com o Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA) da UFPR, que vem desenvolvendo uma série de iniciativas que possibilitam a contÃnua capacitação dos profissionais da área de Ciências Agrárias que desejam se aprimorar e ficarem capacitados aos desafios do mercado atual. O PECCA atual a mais de 22 anos preparando os profissionais para as melhores oportunidades!