AGRO 7048 – Viticultura

Natureza

Semestral

Ementa

Descrição da classificação botânica do gênero Vitis, das principais espécies e suas características. Compreensão da biologia da planta e da biologia reprodutiva da videira. Estabelecimento de relações entre a fisiologia da videira, o ciclo anual de crescimento e dormência e a translocação e acúmulo de carboidratos. Estudo dos agrupamentos e características das uvas finas, rústicas e muscadíneas, suas principais cultivares copa e porta-enxertos. Análise dos avanços na produção de mudas de videiras. Estudo dos principais aspectos relacionados a implantação e manejo dos vinhedos, buscando a produção sustentável de uvas. Compreensão dos sistemas de poda e condução adotados em diferentes situações climáticas. Identificação das principais pragas e doenças e medidas de controle.

1º semestre de anos pares

Dia/Horário

A definir

Luiz Antonio Biasi

Bibliografia Recomendada

ANGELINI, R. L’Uva da tavola. Bologna: ART Servizi Editoriali. 2010. 601p.

KISHINO, A.Y.; CARVALHO, S.L.C. de; ROBERTO, S.R. Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná. Londrina: IAPAR. 2019. 709p.

GUTIÉRREZ-GAMBOA, G.; ZHENG, W.; TODA, F.M. Strategies in vineyard establishment to face global warming in viticulture: a mini review. Journal of the Science of Food and Agriculture, v.100, n. 15, 2020.

GIOVANNINI, E.; MANFROI, V. Viticultura e enologia: elaboração de grandes vinhos nos terroirs brasileiros. Bento Gonçalves: IFRS, 2009. 364p.

CREASY, G.J.; CREASY, L.L. Grapes. Oxfordshire: CABI. 2009. 295p.

BOLIANI, A.C.; FRACARO, A.A.; CORREA, L.S. Uvas rústicas: cultivo e processamento em regiões tropicais. Jales: Universitária, 2008. 368p.

CHAVARRIA, G. PASSOS, H.P. Fruticultura em ambiente protegido. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2012. 280p.

MENEZES-NETTO, A.C; SOUZA, A.L.K.; ARIOLI, C.J.; SOUZA, E.L.; HICKEL, E.R.; ANDRADE, E.R.; SCHUCK, E.; ARAUJO FILHO, J.V.; GARDIN, J.P.P; DALBÓ, M. A.; DAMBRÓS, R.N. Declínio e morte de videiras no estado de Santa Catarina: causas e alternativas de controle. Florianópolis: Epagri, 2016. 81p. (Epagri. Boletim Técnico, 175).

POMMER, C.V. Uva: tecnologia de produção, pós-colheita, mercado. Porto Alegre: Cinco Continentes. 2003. 778p.

UFPR no Facebook UFPR no Youtube UFPR no Twitter UFPR no Instagram
Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal