Menu

Saúde Coletiva

A MVC propõe um modo de agir holístico, intersetorial e interdisciplinar na atuação do médico veterinário na saúde coletiva, tendo como eixo norteador as necessidades sociais em saúde, preocupando-se com a saúde dos indivíduos, grupos, populações, meio ambiente e animais, instigando uma maior e mais efetiva participação da sociedade.

Os principais temas de atuação da MVC na Saúde Coletiva incluem: vigilâncias em saúde (entre elas o controle de zoonoses e demais agravos protagonizados principalmente por cães e gatos); atenção primária e atuação nos territórios, diagnóstico de interações humano-animal-ambiente desarmônicas, incluindo a identificação de vulnerabilidades sociais junto com a assistência social, identificação de maus-tratos aos animais, violência interpessoal; atuação intersetorial no apoio a famílias multiespecies em situação de vulnerabilidade social; Teoria do Elo (relação entre os maus-tratos aos animais e a violência interpessoal); transtorno de acumulação de animais, manejo populacional de cães e gatos, entre outros.

REFERÊNCIA:

Brandespim DF. Saúde Coletiva: uma breve introdução. In: Garcia R, Calderón N, Brandespim D. Medicina Veterinária do Coletivo: Fundamentos e Práticas. Ed. Integrativa, São Paulo, p.57-58, 2019.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Medicina Veterinária do Coletivo UFPR
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê, Curitiba (PR), Brasil
Contato: mvc@ufpr.br
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Medicina Veterinária do Coletivo UFPR
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê, Curitiba (PR), Brasil
Contato: mvc@ufpr.br
Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Medicina Veterinária do Coletivo UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR