Apresentação
Este documento apresenta a missão; os valores; o objetivo geral; e as diretrizes, metas e indicadores do Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O DERE está vinculado ao Setor de Ciências Agrárias da UFPR atuando como suporte para as ações de ensino, pesquisa e extensão que se desenvolvem no âmbito da graduação e da pós-graduação, em nÃvel de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).
Atualmente o DERE é composto por 16 docentes doutores e 02 técnicos-administrativos e oferta disciplinas para todos os Cursos de Graduação do Setor de Ciências Agrárias: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. O Departamento atua, também, na produção de conhecimento e formação de pesquisadores junto aos Cursos de Pós-Graduação ofertados pela Universidade Federal do Paraná e realiza atividades extensionistas e atividades administrativas.
Breve Histórico
- O Departamento de Economia Rural – DERE foi instalado em 04 de março de 1965 e em 17 de março do mesmo ano foi empossado seu primeiro chefe, o professor Agostinho Bernardo da Veiga.
- Em 26 de abril de 1971, passou a chamar Departamento de Organização Rural, face às mudanças dentro da Universidade. A UFPR foi a primeira Universidade do Brasil a lecionar como matéria obrigatória aos cursos de graduação a disciplina Extensão Rural. Em 1973, devido às mudanças organizacionais dentro da Universidade, que culminaram com a criação dos Setores, o departamento novamente mudou de nome passando a se chamar Departamento de Economia Rural e Extensão.
O DERE tem como foco principal cinco linhas mestras de atuação: 1) Economia e Planejamento de Empreendimentos Rurais; 2) Administração e Gestão de Agronegócios; 3) PolÃtica e Legislação Rural; 4) Extensão Rural e Desenvolvimento; e 5) Economia e PolÃtica Florestal.
A linha de Economia e Planejamento de Empreendimentos Rurais trata do estudo dos mercados agropecuários no tocante à sua organização e formação de preços nos diferentes segmentos. Num trabalho conjunto, a Administração e a Gestão de Agronegócios buscam um melhor planejamento, organização, direção e controle da estrutura produtiva rural. A área de PolÃtica e Legislação Rural objetiva o acompanhamento da polÃtica agrÃcola do PaÃs e da legislação agrÃcola. A linha Extensão Rural e Desenvolvimento aplica estratégias de assessoramento, capacitação, socialização de conhecimento e tecnologia junto à s populações rurais, visando ao desenvolvimento rural. Nas áreas de Economia e PolÃtica Florestal são avaliadas as diferentes metodologias de análise dos empreendimentos florestais e agroflorestais, assim como a adequada compreensão dos instrumentos de polÃtica florestal e ambiental, associando-se estudos dos temas de economia dos recursos naturais e do meio ambiente.
Dessa forma, o conjunto completo das linhas mestras de atuação do DERE fornece as ferramentas básicas para a compreensão de toda a conjuntura agrÃcola e florestal nacional bem, como para o aprimoramento das atividades agrossilvipastoris.
MISSÃO
Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR, o Departamento de Economia Rural e Extensão tem como missão formar profissionais para atuar nas diversas áreas das Ciências Agrárias por meio do ensino, pesquisa e extensão em nÃveis de graduação e de pós-graduação, com foco no desenvolvimento do saber cientÃfico e tecnológico para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefÃcio da sociedade.
VALORES
- Atuar de maneira ética tanto no campo do Ensino, Pesquisa e Extensão universitária, como na promoção de práticas adequadas de gestão e do relacionamento do serviço público federal para com a sociedade.
- Formar profissionais na área das Ciências Agrárias com metodologias e tecnologias de ponta.
- Desenvolver pesquisas inovadoras, nas áreas do conhecimento das Ciências Agrárias e áreas correlatas.
- Estender à comunidade os benefÃcios criados no ambiente acadêmico na forma de prestação dos serviços e atividades extensionistas de forma ética, segura e democrática.
- Gestão Participativa, Democrática e Transparente alinhada com a promoção de melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
- Manter um forte vÃnculo entre as atividades acadêmicas e a interação com a iniciativa privada e empresas estatais.
OBJETIVO GERAL
Ampliar e aprimorar a atuação do DERE no ensino de graduação e de pós-graduação, de forma indissociada com a pesquisa e a extensão, com foco nas suas cinco linhas mestras de atuação: Economia e Planejamento de Empreendimentos Rurais; Administração e Gestão de Agronegócios; PolÃtica e Legislação Rural; Extensão Rural e Desenvolvimento; e Economia e PolÃtica Florestal.
DIRETRIZES, METAS E INDICADORES
Ensino de Graduação
- DIRETRIZ: Apoiar e fortalecer a estrutura de suporte de ensino aos cursos de graduação que o departamento atende a fim de formar profissionais aptos e capacitados para atuar nas diversas áreas das Ciências Agrárias.
- META: Melhorar o ensino nos cursos de Ciências Agrárias da UFPR, por meio de atualização curricular, capacitação de professores e com a inserção das novas tecnologias de mÃdias na educação, bem como a melhoria da infraestrutura das salas de aula e espaços de atendimento aos discentes.
- INDICADOR: Aprovação no ENADE, redução nos Ãndices de evasão, aumento do número de ingressantes, número de formandos.
Pesquisa e Pós-Graduação
- DIRETRIZ: Apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa (iniciação cientÃfica, mestrado e doutorado)
- METAS:
- Dar suporte nas estratégias para melhoria qualitativa e quantitativa da produção cientÃfica dos programas stricto sensu que os professores do DERE tenham atuado;
- Manter os atuais e programar novos cursos de Pós-graduação lato sensu, havendo demanda da comunidade.
- INDICADOR: Número de publicações acadêmico-cientÃficas e número de formandos/especialistas.
Extensão
- DIRETRIZ: Ampliar e qualificar a atuação das ações extensionistas existentes, com envolvimento de maior número de servidores, docentes e técnicos, a fim de atender às demandas da curricularização da extensão.
- META: Incentivar a continuidade e fomentar a elaboração de novos programas, projetos, eventos e cursos de extensão.
- INDICADOR: Número de participantes em atividades extensionistas (eventos, cursos, projetos e programas).
Gestão
- DIRETRIZ: Planejar continuamente ações para garantir o uso eficiente dos recursos públicos mantendo uma gestão participativa, dinâmica e transparente, comprometida com condições de trabalho e convivência adequadas, visando a promoção do ensino, da pesquisa e da extensão.
- METAS:
- Utilizar os instrumentos de avaliação desenvolvidos e aplicados pela UFPR como subsÃdio para tomada de decisões;
- Mapear e desenvolver estratégias de redução de riscos e melhoria dos fluxos de processos e procedimentos.
- INDICADOR: Número de processos mapeados.
Recursos Humanos
- DIRETRIZ: Estabelecer e implantar uma polÃtica de ampliação e qualificação dos servidores docentes e técnicos-administrativos.
- META: Atualizar periodicamente o Plano de Desenvolvimento de Pessoas e usar os meios necessários para viabilizar a capacitação e qualificação do corpo docente e técnico-administrativo por meio da participação em eventos e estudos, nacionais e internacionais.
- INDICADOR: Número de servidores qualificados no perÃodo.
Infraestrutura
- DIRETRIZ: Estabelecer e implantar uma polÃtica de ampliação e qualificação da infraestrutura fÃsica e equipamentos disponÃveis à s ações de ensino, pesquisa, extensão e administrativas.
- META:
- Ampliar e qualificar os espaços fÃsicos utilizados para as atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão;
- Melhorar a estrutura existente nos laboratórios didáticos para o ensino de graduação e pós-graduação, para a pesquisa e para as atividades extensionistas, através da aquisição de equipamentos de tecnologia da informação e garantir a manutenção dos existentes;
- Buscar melhoria da infraestrutura das salas de aula e espaços de atendimento aos discentes.
- INDICADOR: Reforma dos espaços fÃsicos do DERE, número de equipamentos novos instalados.