Livro, exposição e site resgatam obras de engenheiro

Pesquisa desenvolvida por uma arquiteta e uma antropóloga de Curitiba resultou numa ampla publicação sobre o trabalho de um engenheiro que estudou e ministrou aulas na UFPR e deixou mais de 200 obras em Curitiba, todas que marcaram estilo no crescimento da Capital. Trata-se do trabalho deixado pelo engenheiro Eduardo Fernandes Chaves, que entre muitas construções foi o responsável pelo Castelo do Batel (residência do governador Moisés Lupion).

A pesquisa foi realizada pela professora aposentada da UFPR Zulmara Clara Sauner e pela arquiteta Elizabeth Amorim de Castro, doutorada pela UFPR. Este trabalho resultou no livro “As Virtudes do Bem-Morar”, em uma exposição das obras feitas pelo engenheiro no período de 1930 a 1940, e na elaboração de um site que contém parte do material do livro e da exposição.

o professor Eduardo Fernandes Chaves

Eduardo Fernando Chaves graduou-se em Engenharia Civil em 1922, pela Faculdade de Engenharia do Paraná na qual mais tarde foi professor, foi fundador do CREA e do Sindicato dos Engenheiros do Paraná. Atuou profissionalmente em Curitiba entre 1912 e 1943. A pesquisa sobre o engenheiro que fez menção a trabalhos realizados nas décadas de 1900 a 1940, revelou uma extensa produção sobre as 220 obras de projetos arquitetônicos originais, juntamente com o processo de urbanização, como primeira sede do Banco do Brasil no Paraná, na praça Tiradentes (entre 1921 e 1923) pelo projeto do Castelo do Batel (entre 1924 e 1928) e pelo Palácio São Francisco (entre 1928 e 1929), obras todas em Curitiba.

Para a realização do trabalho as pesquisadoras conseguiram 22 depoimentos com antigos moradores das casas feitas pelo engenheiro. “Os depoimentos foram enriquecedores e singulares para nossa pesquisa, tivemos acesso a fontes, registros e documentos inéditos. Além disso, os entrevistados nos cederam também fotos dos arquivos de suas famílias na época, foi possível resgatar a memoria da cidade”, contou Elizabeth. Este trabalho levou três anos para ser finalizado e já é a terceira parceria em pesquisa”, disse a arquiteta.

LIVRO – O conteúdo do livro é baseado nas obras realizadas por Eduardo Chaves entre 1900 a 1930, com base em 122 construções. O livro “As Virtudes do Bem-Morar”, que recebeu este nome por evidenciar as virtudes nas obras projetadas pelo engenheiro que acompanhou o processo de urbanização de Curitiba. Apresenta projetos arquitetônicos que nasceram junto à implantação da infraestrutura da Capital paranaense, como: palacetes, vilas, escritórios, comércios e depósitos, além de reformas e ampliações que o próprio engenheiro projetou, calculou, fiscalizou ou administrou.

“A maioria das pesquisas realizadas antes da nossa, diz que o projeto de urbanização planejada em Curitiba começou na década de 40, mas, em nossa pesquisa constatamos que o pensar e o planejar da cidade já existia no inicio do seculo XX. Desta maneira, entendemos que este tipo de arquitetura realizada por Eduardo Chaves não é possível sem estar relacionada com a urbanização da cidade”, disse a arquiteta.

Dividido em quatro capítulos a obra analisa e apresenta projetos arquitetônicos, notícias de jornais da época, volumosa legislação sobre a infraestrutura urbana, mapas, fotografias, desenhos e tabelas explicativas.

exposição no memorial de Curitiba. fotografia de Elizabeth Amorim

EXPOSIÇÃO: A exposição no Memorial de Curitiba, ficará disponível até 13 de agosto e é composta por um roteiro que explora e enfatiza a diversidade do repertório arquitetônico, e das técnicas construtivas característica da época. Também mostra que as obras de Eduardo Chaves acompanham o crescimento geográfico da cidade junto à evolução, implantação e consolidação das redes urbanas de serviços públicos.

SITE:Além de pesquisarem sobre a obra de Eduardo Chaves, as autoras analisaram também como era a arquitetura e os princípios históricos de urbanização da cidade no período. Foi elaborado também o site – http://asvirtudesdobemmorar.wordpress.com/ – que uniu conteúdos do livro e da exposição. O site contém informações sobre a biografia profissional do engenheiro, a urbanização de Curitiba entre 1900 e 1940, a relação geral de obras e sua localização em Curitiba, as obras em destaque e as casas de madeira.

texto de Flaécia Gomes

Para mais informações sobre a exposição entrar em contato diretamente no Memorial de Curitiba, (41) 3321-3313.

Fonte: Site UFPR / Por Maria de Lurdes Welter Pereira.