Atualmente, uma grande parcela dos resÃduos gerados pelas atividades humanas, como lixo urbano domiciliar, dejetos de animais, lodos de esgotos, é constituÃda por matéria orgânica de origem vegetal, animal e microbiana, bem como substâncias minerais cujos nutrientes, originados na agricultura, necessitam a ela retornar para reaproveitamento. Esse retorno é o tema central do IV Simpósio Nacional de Reciclagem AgrÃcola de ResÃduos de Origem Rural, Urbana e Industrial. O evento, simultâneo ao IV Congresso Brasileiro de ResÃduos Orgânicos, será realizado no auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), de 14 a 16 de setembro.
Ao invés de continuar a se constituir em sérios passivos ambientais, os resÃduos poderiam estar contribuindo para a recuperação ambiental e para a redução do custo de vários sistemas de produção agrÃcola, como combustÃveis alternativos para a geração de energia, e portanto promovendo a sustentabilidade da economia.
Por isso, o objetivo do encontro é discutir processos de gestão e demonstrar alternativas atuais de tratamento e destinação final adequada de resÃduos de origem rural, urbana e industrial, especialmente os de origem orgânica. Isso porque esses possuem potencial para serem reciclados como fonte de nutrientes em solos cultivados. O Simpósio é dirigido a profissionais, professores e estudantes de engenharias, agronomia, biologia, administração e direito público e provado.
As atividades no dia 14 começam à s 18h30 e nos dias 15 e 16 acontecem em perÃodo integral, das 9h à s 18h45min.
Inscrições para o Simpósio podem ser feitas pelo site www.montebelloeventos.com.br. Mais informações são obtidas pelo fone (41) 3203-1189 ou e-mail montebello@montebelloeventos.com.br.
Por: Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/ Setor de Ciências Agrárias