Será realizado no dia 16 de dezembro o 7o Dia de Campo do NITA – Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária, no Centro de Estações Experimentais do Canguiri, da Universidade Federal do Paraná. O foco do evento está em sistemas integrados de produção agropecuária, ou seja, diferentes arranjos entre os componentes dos sistemas de produção como  lavoura, pecuária e floresta, O evento é aberto ao público e são esperadas  aproximadamente 200 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias dos diferentes estados do Brasil.
O protocolo do NITA/UFPR foi estabelecido em 2012 e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável, por meio da pesquisa e da difusão de tecnologias sustentáveis, envolvendo princÃpios da produção integrada de sistemas agropecuários sem uso de defensivos agrÃcolas, preconizando atender objetivos do desenvolvimento sustentável. A programação desse dia de campo vai das 8 à s 12 horas.  Esse Dia de Campo contará com a palestra de abertura com o professor Paulo Cesar de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e na sequência os participantes irão visitar as diferentes estações.
O dia de campo seguirá medidas de segurança frente ao COVID-19, sendo obrigatório o uso de máscaras e distanciamento social. O evento tem apoio da Embrapa Florestas, Sistema Ocepar Paraná, Cooperativa Cooperante, Coopagrarias, Centro Acadêmico da Zootecnia, Agrárias Tech, Capes e CNPq.
Sobre o NitaÂ
O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) é constituÃdo por parcerias que envolvem, além da UFPR, a UFRGS, Unicentro, UTFPR, UFSC, Embrapa, IAPAR, USDA, com participação de professores, pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e graduação ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais. A base teórica que orienta o Núcleo é que o incremento da biodiversidade possibilita explorar melhor as funções dos ecossistemas, pois promove ciclagem de nutrientes mais eficiente e maior sequestro de carbono, reduzindo o impacto ambiental dos sistemas de produção.
Mais informações: (41)99222-9881, com o professor Anibal de Moraes e (41)99119-1807 , com a professora Claudete R. Lang.
(por Simone Meirelles/ Em 09/12/2021)