UFPR promove workshop de pesquisa em cana-de-açúcar em Paranavaí

Estação Experimental de Paranavaí da UFPR (foto arquivo)

O Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da UFPR, vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, reúne pesquisadores, mestrandos e doutorandos para um Workshop de Pesquisa em Cana-de-Açúcar. Será nos dias 2 e 3 de outubro, em Paranavaí.  Aberto ao público, o evento é destinado também a engenheiros agrônomos, técnicos e professores e é coordenado pela professora Lucimeris Ruaro.

No primeiro dia, os alunos de pós-graduação apresentarão as pesquisas em andamento.  Alguns trabalhos incluídos na programação abordam a  seleção de genótipos com tolerância ao déficit hídrico e ao frio;  transformação genética para tolerância ao estresse hídrico; cana energia;  caracterização dos genitores do banco ativo de germoplasma; progresso genético e seleção de famílias ; crescimento e desenvolvimento da cana-de-açúcar com base em variáveis agrometeorológicas; manejo de adubos verdes;  estudo de transportadores de nitrogênio em associação com bactérias promotoras de crescimento vegetal; fungicidas no controle da ferrugem alaranjada e marrom da cana-de-açúcar, entre outros.  As apresentações serão no anfiteatro do Grande Hotel, em Paranavaí, das 8h30 às 12 e das 14 às 18 horas. Não é preciso se inscrever com antecedência.

No segundo dia, haverá atividades de campo, na Estação Experimental de Paranavaí, pertencente à UFPR e que sedia as pesquisas de campo no âmbito do Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar.

Esse workshop ressalta a continuidade das pesquisas realizadas pela equipe de professores que atua nesse projeto desde seu início,  contemplando a pesquisa, o ensino, a extensão e o desenvolvimento tecnológico. E, ainda, contribuindo na formação de mestres, doutores e pós-doutores. O Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético existe há 27 anos, coordenado durante este período pelo professor Edelclaiton Daros. Atualmente, é dirigido pelo professor Ricardo Augusto de Oliveira.

Mais informações podem ser obtidas pelo (41) 3350-5744.