A sepse é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Pouquíssimas pessoas sabem o que é ou qual é a sua importância. Por exemplo, se for perguntado sobre câncer ou infarto do miocárdio, muita gente saberá ao menos do que se trata, já sobre a sepse quase ninguém ouviu falar. Em termos gerais, a sepse é a resposta extrema do corpo a uma infecção não tratada, é potencialmente fatal e sem tratamento imediato pode levar rapidamente a danos irreversíveis e até à morte.
Na medicina veterinária, a sepse toma milhões de vidas animais por ano e muitas pessoas e profissionais não sabem do que se trata. Por isso, o grupo de estudos Veterinary Emergency and Critical Care Medicine Journal Club – UFPR, coordenado pelo professor Juan Carlos Duque Moreno, está promovendo no mês de setembro uma campanha de conscientização sobre essa problemática no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.
Nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, será realizado o I Simpósio do Dia Mundial da Sepse em Medicina Veterinária – UFPR. O encontro terá a participação do professor Adonis Nasr, docente do Curso de Medicina da instituição, que atua no Hospital de Clínicas da UFPR e irá falar da importância desse problema e suas consequências no ser humano. Já a professora Denise Fantoni, da USP, irá abordar o mesmo assunto, mas na medicina veterinária. A seguir, será promovida uma mesa redonda sobre a “Abordagem inicial de cães e gatos em sepse”, com a participação de médicos veterinários dedicados à terapia intensiva veterinária.
O evento é dirigido a alunos de graduação, pós-graduação, residência e profissionais formados. O valor da inscrição é de R$5,00 e 1 kg de alimento não perecível (vagas limitadas). O evento ocorrerá no anfiteatro do bloco didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (R. dos Funcionários, 1540), a partir das 17 horas.
Mais informações podem ser obtidas nos links abaixo:
https://www.facebook.com/veccem/
http://diamundialdasepse.com.br/
http://diamundialdasepse.com.br/