UFPR oferta curso gratuito sobre solos e licenciamento ambiental

Seja por falta de recursos ou de informações, algumas vezes o solo tem sido relevado em estudos ambientais de obras potencialmente causadoras de impacto ambiental, tornando inevitável a sua degradação. Em geral, nos estudos ambientais o solo usualmente é caracterizado com informações de dados secundários, frequentemente desatualizadas e em escala muito pequena. Além disso, normalmente a avaliação dos impactos e a proposição de medidas mitigadores é insuficiente para prevenir, mitigar ou reverter os danos causados pelos empreendimentos sobre o solo.

Com o intuito de contribuir para minimizar estes problemas, será realizado o curso de extensão “Solos e Licenciamento Ambiental”, ofertado pelo Projeto de Extensão Universitária Educação Ambiental em Solos, vinculado ao Programa Solo na Escola, do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O objetivo é atualizar os profissionais que atuam no licenciamento ambiental, tanto na elaboração de estudos ambientais, quanto na análise e fiscalização ambiental, em relação aos aspectos do solo neste contexto. Também é aberto a estudantes de graduação de áreas afins.

O curso será on-line e gratuito, com carga horária de 20 h, no período de 18 de outubro a 21 de novembro de 2021, sendo realizado totalmente na modalidade Educação à Distância na plataforma UFPR Virtual. As atividades serão totalmente assíncronas, de modo que os participantes poderão escolher o melhor dia e horário para realizarem as atividades em cada semana. Em cada Módulo haverá: apostila, vídeo aula gravada e atividade avaliativa.

Os ministrantes são os professores da Universidade Federal do Paraná Eduardo Vedor, Jairo Calderari de Oliveira Junior, Claudinei Taborda da Silveira, Fabiane Machado Vezzani, Marcelo Ricardo de Lima e Angelo Evaristo Sirtoli, que é o coordenador do Curso. A organização das acadêmicas Amanda Fofano, Kemelyn Hack Pires e Pamella Alana Lima Domingues,  participantes do Programa Solo na Escola/UFPR.

SERVIÇO:

Inscrição https://forms.gle/H2zxumggp94cqQfLA

Vagas: 80 (por ordem de inscrição e prioridade para profissionais formados)

Período de inscrição: 25/09 a 01/10/2021

Informações: projetoeducacaoemsolos@gmail.com

(Por Simone Meirelles, Assessoria de Comunicação, em 24/09/2021)