Professores em aula prática do curso sobre Solos (foto arquivo)
O solo é um componente dos ambientes agrÃcolas e urbanos, indispensável à vida terrestre e aos cultivos agrÃcolas. Todavia, este recurso natural frequentemente é apresentado dissociado da realidade local no ensino fundamental e médio. Em matérias como Ciências, Geografia e Biologia este conteúdo é apresentado de forma fragmentada e sem relação com o cotidiano dos estudantes das escolas da região sudoeste do Paraná. Esta falta de percepção sobre o solo gera desconhecimento sobre situações como erosão, compactação, redução da qualidade da água dos rios, assoreamento e enchentes.
Para melhorar este quadro, está sendo desenvolvido um trabalho conjunto entre o Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Com isso, os professores da região sudoeste do Paraná têm a oportunidade de realizar formação continuada na área de solos.
O Programa Solo na Escola/UFPR já realizou mais de 30 cursos de formação continuada em solos para professores de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral Paranaense. Mas, pela primeira vez, o curso será levado ao interior do estado, contemplando docentes da rede pública estadual dos Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos e Pato Branco, em uma ação que começou em setembro e se estende até novembro deste ano.
O curso foi montado durante vários meses pela equipe de professores do Departamento de Solos e Engenharia AgrÃcola da UFPR e as Coordenações de Audiovisual, EaD e Web e Produção MultimÃdia da Diretoria de PolÃticas e Tecnologias Educacionais da SEED-PR. Foram aprimorados e diagramados materiais didáticos, produzidos vÃdeos e desenvolvido o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) adequados à s especificidades deste curso, que está sendo ofertado na modalidade Educação à Distância (EaD).
O curso abrange vários temas ao solo como: valorização do solo, composição e contaminação, perfil e morfologia, solos do Paraná, fertilidade e ciclo dos nutrientes, biologia, conservação, e solo e água em bacias hidrográficas. Estes são temas pontuados em diversas matérias da educação básica, como Ciências, Geografia, Biologia e QuÃmica.
Além das apostilas, vÃdeos e material didático de apoio, os participantes ainda terão a oportunidade de participar de uma atividade de campo presencial, que contará com a colaboração de professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) dos campi de Dois Vizinhos e Pato Branco, a qual irá complementar o conteúdo do curso.
Esta experiência no sudoeste do Paraná é um projeto piloto, que pretende ser ampliado para outras regiões do estado a partir de 2017. É uma forma de disseminar a informação cientÃfica sobre o solo, para os professores que já estão atuando na rede pública de ensino, aproveitando a experiência de mais de 13 anos do Programa Solo na Escola/UFPR na popularização da ciência do solo.
Para atender os professores da região também está sendo elaborada uma cartilha sobre os solos da região sudoeste do Paraná, em uma parceria entre professores da UTFPR e do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A publicação deverá estar disponÃvel para o público em breve.
Além do curso, o Programa Solo na Escola/UFPR oferece diversos materiais (cartilhas, livros, banners, vÃdeos) disponÃveis para auxiliar o ensino de solos em sala de aula, que podem ser acessados na página do mesmo (www.escola.agrarias.ufpr.br).
Contatos: Programa Solo na Escola/UFPR, Departamento de Solos e Engenharia AgrÃcola da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Curitiba, PR. Telefone (41) 3350-5603. Site: escola.agrarias.ufpr.br. Fan page: facebook.com/solonaescola.