UFPR apresenta a profissionais de agricultura os avanços na pesquisa com cana-de-açúcar

Variedade-RB-036066

Cerca de 200 profissionais ligados à cultura de cana de açúcar, entre técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, participam de atividades hoje e amanhã (dias 22 e 23/03) na fazenda Estação Experimental de Paranavaí (PR), da Universidade Federal do Paraná. Esses “Dias de Campo” são organizados pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFPR/RIDESA), com objetivo de apresentar os avanços conseguidos na fazenda.

Em 2015, da UFPR lançou três novas variedades de cana-de-açúcar. Agora as plantações já estão apresentando seus diferenciais. Entre eles, maior resistência a doenças, teores de açúcar maiores e melhor produtividade por hectare.  Segundo o vice-coordenador do Programa, professor João Carlos Bespalhok Filho, do Departamento de Fitotecnia, os visitantes também poderão conferir as variedades em desenvolvimento, que ainda não foram lançadas oficialmente.

Com mais de 50 hectares plantados com experimentos de Cana-de-Açúcar, a Estação Experimental de Paranavaí é uma importante área de pesquisas. Os Dias de Campo são uma oportunidade para apresentar à comunidade os resultados desses trabalhos.

Participam das apresentações aos técnicos e agrônomos os professores Amadeu Bona Filho, diretor do Setor de Ciências Agrárias, Cristina Gonçalves de Mendonça, chefe do Departamento de Fitotecnia, Ricardo Augusto de Oliveira, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da UFPR, professores Edelclaiton Daros, José Camargo Zambon, Lucimeris Ruaro e Bruno Portela Brasileiro, todos ligados à pesquisa.

O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar faz parte da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA), uma rede formada por dez universidades federais e que realiza pesquisas especificamente com cana-de-açúcar.