Setor de Ciências Agrárias recebe visita de missão da universidade de Limoges, França

Seminário de cooperação (foto V. P)

Curitiba, 01/11/2023 – Nesta semana a UFPR recebeu a visita de pesquisadores da missão LiBrasoil, que vieram através da Universidade de Limoges em busca pela formalização de uma rede internacional de pesquisa entre o laboratório E2Lim e Programas de Pós-Graduação de universidades brasileiras. Uma das atividades foi um seminário para membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo.

Segundo a  professora Nerilde Favaretto, existe muito interesse na cooperação de pesquisa entre o Programa de pós-graduação em Ciência do Solo e  a Universidade de Limoges, França. As linhas de pesquisas na UFPR estão estreitamente correlacionadas com as do Departamento de Água e Ambiente da Universidade de Limoges. Além disso, a professora Marília Camotti Bastos, da Universidade de Limoges, foi ex-aluna de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação, e, portanto, tem uma estreita relação com os professores da UFPR. Atualmente a professora Marília e os professores/pesquisadores Thibaut Le Guet e Valentin  Robin ,  da Universidade de Limoges, estão em missão na UFPR numa prospecção para colaboração em projetos de pesquisa com professores/pesquisadores de Programas de Pós-Graduação. Um dos objetivos é submeter no próximo ano um projeto CAPES-COFECUB envolvendo a UFPR. Além da colaboração em projetos de pesquisa, existe o interesse de mobilidade acadêmica com alunos de graduação, pós-graduação e professores.