Setor de Ciências Agrárias recebe Caravana do Plano Institucional de Cultura dia 9 de outubro

O campus do Setor de Ciências Agrárias recebe no dia 9 de outubro a Caravana do Plano Institucional da Cultura (PIC/UFPR).  O evento terá um dia inteiro de apresentações de grupos artísticos, oficinas, exposições e rodas de conversa. A proposta é promover um intercâmbio entre os conhecimentos e a cultura produzidos por alunos, técnicos e professores da Universidade Federal do Paraná. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.

O Plano Institucional de Cultura da UFPR é um documento que torna pública a política Institucional para a Cultura. Tem-se como intuito a promoção da igualdade através da educação e cidadania. O principal propósito é garantir o reconhecimento da diversidade e valorização das culturas e suas expressões.

Confira abaixo a programação para o dia 9 de outubro:

09H30
ABERTURA EXPOSIÇÃO “PALAVRAS DO PARANÁ” – SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO PARANÁ
A exposição com banners que revelam detalhes das obras de 13 escritores paranaenses de grande projeção, e que ajudaram, cada um à sua maneira e com um estilo diferente, a criar e moldar a identidade cultural do estado

09H30 ÀS 12H
VÍDEOS EDUCATIVOS QUE SALVAM VIDAS
Uma sequência de vídeos produzidos como trabalho final na disciplina de Vivência em Medicina Zoológica, realizada no primeiro semestre de 2018, ministrada pelo professor Rogério Ribas Lange, também responsável pelo Setor de Medicina Zoológica no Hospital Veterinário da UFPR.

09H30 ÀS 17H
EXPOSIÇÃO DE BOLSO – MUSEU DE ARTE DA UFPR – MUSA
A exposição traz uma pequena mostra do acervo, onde a ideia é levar um pouco da essência do MusA para os demais campi da universidade. A curadoria das obras reproduzidas foi minuciosa e se inter-relacionam pela figura de estilo alegórico.

10H ÀS 11H
RODA DE CONVERSA – CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Roda de Conversa sobre Creditação/Curricularização da Extensão – espaço para conversas com a comunidade acadêmica sobre os critérios para a construção da curricularização da extensão nos cursos de graduação da UFPR.

11H ÀS 12H
RODA DE CONVERSA – QUAIS CULTURAS QUEREMOS?
A ideia que se traz para diálogo é “Quais Culturas nós Queremos?”, a mesa se compõe com o objetivo de articular informações sobre como mobilizar atividades de arte e cultura na vivência no Campus Santos Andrade.
Componentes: Profº Drº Luciano de Almeida (UFPR), Profª Drª Daniella Nogueira Moraes Carneiro (UFPR), Profº Me. Marcelo Bourscheid (UNESPAR),Profª Drª Claudia Madruga Cunha (UFPR) como mediadora.

11H ÀS 17H
MAE – DESCUBRA O MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UFPR
Venha conhecer o trabalho do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e jogar conosco a máquina de “arcade” do “ArqueoGame” e “Jogo da Bernúncia” para Android. Conheça também as publicações e Caixas Didáticas do MAE: “Paraná na Caixa” e “Caixa África.” Estaremos vendendo e apresentando também o livro de RPG “Jaguareté: O Encontro” com 50% de desconto!

12H ÀS 12H40
SHOW RIOS, FLORESTAS E VIOLAS
Apresentação de música camponesa brasileira com viola caipira e flauta transversal e declamação buscando o resgate cultural e a educação ambiental focando os “Rios, Florestas e Violas” das paisagens brasileiras. O projeto retrata a importância da preservação dos rios e florestas e sua relação do meio rural e urbano.
Integrantes: Amilcar Marcel de Souza; Leandro Gaertner e Maria Wanda
Local: Em frente ao RU

MOSTRA DE CINEMA
LOCAL: ANFITEATRO DO BLOCO DIDÁTICO

13H – ILEGAL: A VIDA NÃO ESPERA – DOCUMENTÁRIO / 2014 / 90′
O filme mostra a luta de um grupo de mães contra a burocracia e o preconceito para garantir aos seus filhos o direito à saúde, e como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da Cannabis medicinal.

14H40 – COMER O QUÊ? – DOCUMENTÁRIO / 2015 / 59′
Você SABE o que você come? A comida define nossa IDENTIDADE? Quais os benefícios dos alimentos ORGÂNICOS? Você conhece a HORTA URBANA mais próxima da sua casa? Será que nossos HÁBITOS ALIMENTARES influenciam a distribuição de RENDA ou as condições ambientais do nosso PLANETA? Essas e outras perguntas são exploradas em COMER O QuÊ?.

15H50 – AMAZÔNIA ETERNA – DOCUMENTÁRIO / 2012 / 79′
O filme Amazônia Eterna expõe grandes equívocos e aponta possíveis caminhos para que a humanidade passe a enxergar a maior floresta tropical do mundo em suas várias camadas: social, política e econômica. Porque sim, nós podemos traduzir o valor da floresta em cifras, mas não sem ignorar sua manutenção e equilíbrio.

14H ÀS 16H
RODA DE CONVERSA – ITCP COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E RESGATE CULTURAL
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares tem desenvolvido ações relacionadas desenvolvimento, agroecologia, turismo, cultura, economia solidaria e tecnologias socais. A proposta é apresentar as experiências e metodologias desenvolvidas no Vale do Ribeira e Litoral do Paraná.

17H ÀS 17H20
COMPANHIA DE TEATRO PALAVRAÇÃO DA UFPR
Intervenção em espaço aberto do processo de criação do espetáculo O Abajur Lilás de Plínio Marcos, trabalho visceral de profundas reflexões que chega em tempos estranhos no qual se flerta de maneira perigosa com o passado, ressuscitando discursos truculentos de ódio e radicalismo.
Local: Em frente ao Bloco Didático

Serviço:

Caravana PIC no Setor de Ciências Agrárias

Das 8 às 17h20.

Rua dos Funcionários, 1540, Cabral.

Mais informações estão disponíveis no link: http://www.proec.ufpr.br/pic/links/caravana.html#out09