Menu

Setor de Ciências Agrárias promove solenidade para comemorar 44 anos

Prédio Histórico do Setor de Agrárias (foto Rodrigo J. Duarte)

Prédio Histórico do Setor de Agrárias (foto Rodrigo J. Duarte)

Uma solenidade marca na terça-feira dia 3 de outubro, a comemoração dos 44 anos do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, do diretor do setor, professor Amadeu Bona Filho e de autoridades universitárias, o evento será no auditório do Setor de Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), a partir das 11 horas.

Um dos momentos especiais da solenidade será a inauguração da Galeria dos Ex-Diretores, uma forma de homenagear os professores que fizeram do setor um dos celeiros uma referência em qualidade de ensino, pesquisa e extensão. “Queremos fazer uma homenagem à comunidade universitária.  Através dos diretores e vice-diretores do Setor, a direção do Setor de Ciências Agrárias agradece o comprometimento de docentes, estudantes e técnicos administrativos para fazer da UFPR uma universidade a cada dia melhor”, diz o professor Bona.

História

A Universidade Federal do Paraná passou por uma verdadeira revolução administrativa em 1973. Foram extintas todas as escolas e faculdades e criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que surgiu em setembro de 1973 o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão.

Hoje, o Setor de Ciências Agrárias abriga os cursos de graduação de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Zootecnia e Medicina Veterinária. Conta com 150 professores que lecionam para 1400 alunos. Oferece mestrados e doutorados em Ciências do Solo, Produção Vegetal, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de dezenas de cursos de especialização através do PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias. Também conta com estações experimentais para aulas de campo, como a Fazenda do Canguiri, localizada na região metropolitana de Curitiba.

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR