Professores e estudantes da UFPR lançam livro sobre apicultura

Simone Meirelles     24 de março de 2017 – 12h10

Livro aborda vários temas da apicultura (foto A. Pegoraro)

Estudantes de graduação, produtores e público interessado no tema são o público-alvo do livro “Aspectos Práticos e Técnicos da Apicultura no Sul do Brasil”. A obra foi escrita pelos professores Adhemar Pegoraro e Rodrigo de Almeida Teixeira, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, Edegar Krüger do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com os um grupo de alunos de Zootecnia, Agronomia, Biologia, Agroecologia e Engenharia Ambiental/Litoral. O livro será lançado no dia 31 de março, no Anfiteatro da Prefeitura de Campo Alegre (SC). Esse município e Joinville (SC) foram as sedes de diversas pesquisas realizadas para o desenvolvimento da obra e por isso o lançamento terá uma apresentação especial para apicultores da região.

Entre as novidades da obra está o detalhamento de uma nova técnica para formar núcleos de colônias superiores, com mais capacidade para produzir mel. A africanização da apicultura brasileira também é abordada. Os autores propõem em um dos capítulos método simples para criação e seleção de rainhas de abelhas africanizadas. Outro ponto relevante é a apresentação de uma técnica para nutrir as abelhas com alimento cremoso, mais prático do que o líquido, empregado habitualmente.  Um dos capítulos apresenta a legislação sobre agrotóxicos e busca esclarecer pontos polêmicos da mesma. As pragas da apicultura, como a varroatose, também ganharam atenção. “Trata-se de uma obra bastante ampla, com detalhamento de pesquisas realizadas e propostas de melhorias no segmento”, diz o professor Pegoraro.

A obra tem 281 páginas e foi publicada exclusivamente on line. O livro completo está disponível gratuitamente no portal de Recursos Educacionais Abertos (Rea). O link para download é http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45536.