Pós-graduação em Agronomia – Produção Vegetal recebe nota 6 da Capes

Fundado em 1994, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia com ênfase em Produção Vegetal – PGAPV, da Universidade Federal do Paraná, acaba de receber da Capes o conceito 6 na avaliação referente ao período de 2017 a 2020. Anteriormente, o programa tinha conceito 5 (sendo o máximo 7). Com isso, agora o curso é classificado como um Programa de Excelência Internacional, o que confirma a tradição da qualidade oferecida, com a defesa de mais do que 630 dissertações/teses até hoje.

Dentre os motivos que são levados em conta nesta avaliação estão a qualidade do corpo docente, o nível das pesquisas realizadas no curso, as publicações, parcerias nacionais e internacionais com o setor público e privado, impacto destas produções e outras ações na sociedade, infraestrutura do programa, internacionalização, dentre muitas outras. Com este novo conceito, o curso terá maiores oportunidades de participação em editais de pesquisa, mais disponibilidade de bolsas de estudo e maior aporte financeiro para os estudantes. “Estamos muito felizes pela conquista e agradecemos imensamente todos os funcionários, professores e principalmente os alunos que movem o PGAPV”, diz o coordenador do curso, professor Arthur Martins Barroso.

“Saímos de um período muito duro nos últimos quatro anos, devido aos impactos causados pela pandemia nos trabalhos e também dos cortes e bloqueios frequentes de verbas ligadas à educação. Essa vitória mostra que o PGAPV é resiliente e que está adaptado às mudanças que ocorreram nos últimos anos, o que reforça sua excelência de Ensino, Pesquisa e Extensão”, complementa o coordenador.

(Por Simone Meirelles, em 21/12/2022)