Nota à comunidade: Quedas de Energia no Campus Agrárias I

NOTA À COMUNIDADE DO SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

QUEDAS DE ENERGIA NO CAMPUS AGRÁRIAS I

Prezada comunidade setorial,

Desde que assumimos a Direção, em novembro de 2022, foram quatro quedas de energia no Campus – I (Cabral).  Três delas devido a causas internas e uma devido a causas externas ao Campus. Esta gerada por causa externa, levou à queima de mais de 1600 lâmpadas que precisaram ser trocadas. As correções têm sido rapidamente atendidas pela Superintendência de Infraestrutura – Suinfra, da UFPR.

As causas internas das quedas de energia são decorrentes principalmente da proximidade de árvores de grande porte aos cabos de transmissão, exigindo podas constantes, especialmente na primavera/verão. Qualquer galho que encoste nos cabos, independente do porte, pode provocar um curto e queda do sistema. Esta poda é solicitada e realizada por empresa licitada, o que dificulta a agilidade na execução. A queda de ontem (14/02/2023), no entanto, foi devido a uma falha de isolamento em uma chave seccionadora de alta tensão localizada na cabine de entrada de energia no Campus. Esta chave foi substituída recentemente, mas, segundo nossos técnicos, pode ser um problema de fabricação ou os surtos causados tanto pelos problemas com as árvores quanto aquele que teve origem externa podem ter danificado a chave seccionadora. Nova troca será realizada brevemente.

Além da poda, a solução definitiva seria substituir os cabos que hoje compõem o sistema de distribuição de energia por cabos protegidos, em todo o Campus. Esta solução, no entanto, implica em investimento na casa de milhão/ões e demanda de projeto e orçamento para ser executado. Portanto, não será a curto prazo.

A baixa capacidade de energia nos prédios, dificultando ou impedindo a instalação de novos equipamentos, não está relacionada ao relatado acima, mas sim à capacidade dos transformadores, que são antigos e que não atendem à demanda atual e crescente de energia da unidade. Por isso, alguns prédios estão bem servidos enquanto outros, especialmente os mais antigos, estão com dificuldades.

Em face deste resumo, a Direção está providenciando a solução imediata que é a poda e o aumento da frequência desta. Em seguida atuará no encaminhamento das soluções definitivas a depender da obtenção de recursos de grande vulto, que são as trocas dos transformadores onde necessário e prioritário e dos cabos de distribuição de energia.

Atenciosamente,

Prof. Volnei Pauletti