Acaba de ser lançado o livro digital “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”, organizado pelos professores Marcelo Ricardo de Lima, Fabiane Machado Vezzani e Valentim da Silva, da Universidade Federal do Paraná, e Carole Cristine Muggler, da Universidade Federal de Viçosa. Todos participam do Grupo de Pesquisa “Educação em Solos”, da UFPR. A publicação, disponível para download gratuito, foi editada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), e reúne 78 atividades que foram cadastradas no Banco de Dados Nacional de Iniciativas de Educação em Solos. O lançamento aconteceu (sem evento específico) em 15 de abril, Dia Nacional da Conservação do Solo.
O livro é destinado a todos os envolvidos e interessados na Educação em Solos, com especial ênfase a instituições como secretarias estaduais e municipais de educação, de agricultura e de meio ambiente. Além dessas, também é voltado a entidades públicas ou privadas ligadas à educação ambiental, a organizações e associações de agricultores e produtores rurais, a grupos que atuam na agricultura urbana, entre outros, que tenham interesse ou envolvimento com a Educação em Solos.
A obra chega em um momento oportuno para a socialização das iniciativas de Educação em Solos no Brasil, concebidas e desenvolvidas por diferentes educadores ao longo dos últimos 20 anos, contextualizadas em diferentes territórios, culturas e áreas do conhecimento.
Solo na Escola
Uma das iniciativas pioneiras que consta no livro é o Programa de Extensão Universitária “Solo na Escola/UFPR” (www.escola.agrarias.ufpr.br), iniciado em 2002, o qual inspirou várias das ações que constam na publicação, muitos das quais com a mesma denominação.
São apresentadas informações sobre o nome da iniciativa, público alvo, atividades desenvolvidas, coordenação, contatos e páginas das mesmas na Internet.
De acordo com os organizadores do livro, “a Educação em Solos é um processo formativo e humanizador dos sujeitos envolvidos, em que o conhecimento sobre solos é construído a partir de suas vivências”. Assim, “o conhecimento sobre solos passa a fazer sentido e parte da vida dos sujeitos de uma forma cada vez mais integrada às suas ações cotidianas. É a transformação da realidade e dos sujeitos na relação com o solo”.
A partir deste livro, os organizadores esperam que o contato entre os agentes dos processos pode ser potencializado, gerando interações entre os projetos e fortalecendo o conjunto de Educadores em Solos, além de estimular a aproximação de outros. Ainda, o Banco de Dados possibilita a realização de análises diversas e, sobretudo, a constatação da complexidade da Educação em Solos, para além da descrição e caracterização de conteúdos e ações. Este Banco continua aberto no link https://bit.ly/33PBibl, para inclusão de novas ações que poderão ser adicionadas nas próximas edições do livro.
No prefácio da publicação, a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a professora Lúcia Helena Cunha dos Anjos, pontua que “esta obra é uma iniciativa de grande importância para a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), como registro, mas também para reconhecimento de tantos que dedicam seu tempo, para além das horas normais de trabalho, à Educação em Solos no Brasil”. A professora ainda destaca: “cada um desses projetos, assim como outros que não foram inseridos no catálogo, contribuiu para o marco de participação do Brasil, em 2019, na iniciativa da FAO do dia 05 de dezembro para celebrar o Dia Mundial do Solo. De um total de 507 eventos, em 100 países de todo o mundo, o Brasil contribuiu com 79, o maior número em um só país (http://www.fao.org/world-soil-day/worldwide-events/en/)”.
Serviço:
Livro: Iniciativas de Educação em Solos no Brasil
Editora: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS)
Link para download do livro: https://bit.ly/3aaiqGh
Contato com os organizadores do livro: educacaoemsolos@gmail.com
(Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/Em 20/04/2020)