Curitiba, 26/10/2023 – Um momento de agradecer e homenagear. Assim foi a cerimônia que marcou os 50 anos de fundação do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no dia 24 de outubro, no auditório do bloco didático do campus Cabral. O evento reuniu professores, técnico-administrativos, estudantes e comunidade para festejar a data.
A solenidade começou com a apresentação de um vídeo institucional produzido pela UFPR TV. A seguir, o vice-diretor do Setor, professor Carlos Bespalhok Filho e o diretor, professor Volnei Pauletti, saudaram a comunidade, agradecendo a dedicação de todos para o ensino, pesquisa e extensão realizados em Ciências Agrárias na UFPR. “Formamos profissionais que constroem as instituições de ensino e pesquisa, que lideram empresas e cooperativas agrícolas e que ajudam o agronegócio brasileiro a ser fundamental para a economia do país”, resumiu o professor Volnei.
A vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzon de Muniz, comparou o setor a uma araucária, com um só tronco e vários galhos , que reúnem diferentes projetos, mas fazem parte de um todo.
A parte cultural do evento ficou por conta de uma apresentação musical do servidor técnico-administrativo Paulo Cueto, do Departamento de Economia Rural e Extensão, representando a valorização dos talentos e habilidades da comunidade do setor.
Dirigentes
Os diretores e vice-diretores do Setor de Ciências Agrárias ao longo desses 50 anos foram lembrados em uma homenagem especial. Todos os presentes e seus representantes receberam diplomas comemorativos. O professor Amadeu Bona Filho falou em nome dos demais. Ele lembrou que em 1973, quando o Setor foi criado, era ainda um estudante. E que depois, veio a participar da gestão universitária. “Tenho orgulho de ter vivido intensamente estes 50 anos no Setor de Ciências Agrárias”, revelou.
Placa comemorativa
Uma placa comemorativa foi apresentada como forma de expressar a gratidão e reconhecimento a toda comunidade universitária – docentes, técnicos administrativos, discentes e trabalhadores terceirizados. A placa será fixada no prédio da direção do setor.
Professores de destaque
O destaque científico dos profissionais ligados ao Setor de Ciências Agrárias também foi lembrado, tendo como representantes o grupo de professores indicados pela “Brazil Top 10.000 Scientists – Ad Scientific Index 2023” . Foram eles: Marcelo Beltrão Molento, Alexander Welker Biondo e Fabiano Montiani Ferreira (Departamento de Medicina Veterinária), Jeferson Dieckow, Nerilde Favaretto e Volnei Pauletti (Departamento de Solos e Engenharia Agrícola), Antonio Ostrensky e Patrick Schmidt (Departamento de Zootecnia), Henrique Soares Koehler, João Carlos Bespalhok Filho, Maristela Panobianco, Henrique da Silva Silveira Duarte (Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade), Graciela Ines Bolzon de Muniz (Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal), Sebastião do Amaral Machado, Carlos Sanquetta, Antonio Carlos Batista (Departamento de Ciências Florestais). Os presentes receberam diplomas comemorativos.
Homenagem aos amigos de Agrárias
Empresas e pessoas que colaboram com o desenvolvimento das atividades do setor também foram lembrados. Mais de 100 nomes foram indicados pelos departamentos. Representando os amigos de Agrárias, foram lembradas várias entidades parceiras.
Para encerrar a cerimônia, num momento emocionante, uma última homenagem lembrou o saudoso doceiro Baiano, José Alves Pereira. Um vídeo apresentou diversos os momentos do famoso personagem, que trabalhou durante 50 anos vendendo doces dentro do setor. Baiano anunciou sua aposentadoria em 2019, com direito a festa no Setor de Ciências Agrárias. Seu carrinho ficou na UFPR, como uma lembrança do “São Baiano das Agrárias”. Ele faleceu aos 95 anos , em 2022. Baiano também foi contemplado um diploma comemorativo de Amigo das Agrárias, recebido por seu filho.
Com o encerramento da cerimônia, a comunidade se reuniu para um coquetel no saguão do bloco didático. Na saída, todos receberam como lembrança uma planta suculenta.
Confira imagens do evento (fotos Leonardo Bettinelli)