Calouros dos cursos de Ciências Agrárias da UFPR passarão por “trote solidário”

Curitiba, 28/02/2024 – Nada de banho de lama, nem imposições humilhantes. O Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (SCA/UFPR), por meio do Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na Ong Coletivo Inclusão”, vai recepcionar os novos calouros de uma forma empática e produtiva. Neste sábado, dia 2 de março, das 8h30 às 17 horas, acontece um “trote solidário” na sede do Centro de Equoterapia da OSC Coletivo Inclusão, localizado no Jockey Club de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação voluntária tem como objetivo possibilitar a boa nutrição, sanidade e bem-estar dos equinos utilizados nas sessões de equoterapia do Centro de Equoterapia, que atende pessoas com deficiência de baixa renda da região de Fazenda Rio Grande.

Para o trote solidário estão planejadas práticas que irão possibilitar aos alunos ingressantes uma oportunidade de desempenhar atividades relativas à futura profissão e em prol de uma causa social. Dentre as atividades estão planejadas a limpeza de piquete, pintura das instalações, limpeza do espaço que será destinado a uma horta, higienização de cocheiras, corte de grama, avaliação física dos animais, plantio de árvores nativas e frutíferas, entre outras.

Ainda já vagas para calouros. As inscrições podem ser feitas por este link . Haverá um ônibus da UFPR saindo do Setor de Ciências Agrárias – campus Cabral, às 8h30. Retorno previsto para as 17h. Informações pelo e-mail amanda.mss@ufpr.br.

Sobre o projeto

O projeto “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão” é coordenado pela professora Amanda Schuntzemberger, do Departamento de Economia Rural e Extensão, em parceria com os Centros Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Segundo a professora Amanda, “ao ingressar na faculdade, de modo geral, os calouros estão ansiosos para colocar a ‘mão na massa’ em atividades que permeiam as suas futuras profissões. Contudo, estando no primeiro período do curso, eles quase não têm oportunidades práticas em função da grade curricular ser, em sua maioria, composta por disciplinas básicas e teóricas. Pensando nisso, e considerando as diversas demandas atuais do Centro de Equoterapia, foi que planejamos essa ação voluntária!”.

As atividades do projeto são divulgadas no perfil no Instagram (@agrariasemacao). “São ações que envolvem a comunidade acadêmica, principalmente esses novos estudantes, visando a máxima expressão do potencial terapêutico dos animais e, consequentemente, uma maior qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas assistidas pelo projeto”, ressalta a zootecnista egressa da UFPR Caroline Rossi, responsável pelo projeto de Equoterapia do Coletivo Inclusão.