Brafitec: Abertas inscrições para bolsas de estudo na França

Estudantes dos cursos de Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia Florestal da UFPR podem se inscrever no programa de bolsas Brafitec, para intercâmbio na École Superieure du Bois, na França.  O prazo vai até o dia 27 de fevereiro e são oferecidas três bolsas de estudos. Interessados devem procurar as coordenações dos respectivos cursos.

O período da bolsa é de um ano (dois semestres), podendo ser prorrogado por mais seis meses para alunos que pretendam obter duplo diploma. Entre os benefícios oferecidos estão: Bolsa de 870 euros/mês; Auxílio deslocamento de 2510 euros; Auxílio instalação de 870 euros  e Seguro saúde de 90 euros/mês.

Para concorrer os requisitos são:

Ser aluno dos cursos de Engenharia Industrial Madeireira ou Engenharia Florestal. –

1. Estar regularmente matriculado, periodizado e com no mínimo 5 semestres do curso concluídos e no máximo 8 semestres.
  2. IRA: igual ou superior a 0,70 – Nível de francês exigido pela Capes: B1 (TCF, DELF, DALF realizados pela Aliança Francesa, obrigatoriamente).
  3. РEnem: pontua̤̣o igual ou superior a 600 pontos (Exames realizados a partir de 2009).
  4. Não ter sido agraciado anteriormente com bolsa no exterior, em nível de graduação. – Passaporte válido
  5. Documentação a ser entregue nas respectivas coordenações (CCEF ou CCEIM)
  6. Histórico escolar atualizado e carimbado pela coordenação
  7. Currículo vitae (com comprovantes) – Carta de motivação
  8. Proficiência do idioma francês – B1.
  9. Comprovante do ENEM
  10. Se os candidatos disporem de exame de proficiência da língua inglesa, deverão anexar a documentação. A proficiência em inglês não substitui a proficiência em francês.

As entrevistas serão na semana de 9 a 13 de março, em Curitiba, e o resultado será divulgado até 20 de março. Os aprovados iniciarão os estudos na França em setembro de 2020.

Se houver dúvidas referentes ao processo de inscrição e seleção os estudantes podem procurar a professora Rosilani Trianoski, pessoalmente ou por email: rosillani@gmail.com.

(por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/ em 05/02/2020)