Artigo sobre carne celular escrito por equipe da UFPR é destaque em revista internacional

A Plos One, importante revista científica internacional, selecionou um artigo da UFPR em seu canal como trabalho de destaque. O artigo é “First glimpse on attitudes of highly educated consumers towards cell-based meat and related issues in Brazil”, escrito por Júlia de Paula Soares Valente, Rodrigo Alonso Fiedler, Carla Forte Maiolino Molento, Marina Sucha Heidemann.

Segundo o artigo, o objetivo dos autores foi estudar as atitudes dos consumidores brasileiros em relação à carne celular e problemas relacionados. Dos 408 entrevistados de Curitiba e 218 de Joinville, a maioria foi de mulheres com maior nível de escolaridade; 65,2% e 70,2% consumiam carne com frequência e 50,7% e 50,9% não deixaria de comer carne; 81,6% e 82,6% tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre carne celular. Após assistir a um vídeo explicativo, 41,9% e 34,4% afirmaram que comeriam carne celular sem restrições; 24,5% e 23,9% afirmaram que a experimentariam com restrições. No geral, 63,6% declararam que comeriam carne celular; entre vegetarianos e veganos, 24% e 8% declararam que comeriam carne celular, com 25,0% e 27,0% declarando “depende”; assim, o grande público da carne celular parece ser os que consomem carne. O bem-estar animal foi a principal razão para considerar não comer carne e o maior benefício da carne cellular. Em conclusão, a maioria dos entrevistados não deixaria de comer carne; além disso, eles comeriam carne celular.

Para ter acesso ao artigo completo e o destaque na Plos One  o link é este: https://channels.plos.org/crops.

(por Simone Meirelles/ Assessoria de Comunicação/ Em 30/09/2019)