Curitiba, 27/11/2018 – Produtores rurais e técnicos agrícolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso participam neste dia 30 de novembro do 4º Dia de Campo no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná. As atividades serão no Centro de Estações Experimentais do Canguiri, a fazenda da UFPR, em Pinhais, das 8 às 12 horas.
Ao longo do evento, os participantes irão conhecer as pesquisas agrícolas realizadas no NITA, em quatro áreas que registram sistemas integrados de produção agropecuária. São trabalhados ao mesmo tempo componentes agrícola, pastoril e arbóreo, em combinações diferentes de lavoura-pecuária-floresta. O Núcleo é coordenado pelo professor Aníbal de Moraes e reúne docentes, estudantes e técnicos.
O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) é constituído por parcerias que envolvem, além da UFPR, a UFRGS, Unicentro, UTFPR, UFSC, Embrapa, IAPAR, USDA, com participação de professores, pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e graduação ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais. Ele foi criado com objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável regional, por meio da pesquisa e da difusão de tecnologias sustentáveis, envolvendo princípios da produção integrada de sistemas agropecuários. A base teórica que orienta o Núcleo é que o incremento da diversidade e complexidade biológica possibilita explorar melhor as funções dos ecossistemas, pois promove ciclagem de nutrientes mais eficiente e maior sequestro de carbono, reduzindo o impacto ambiental dos sistemas de produção.
Mais informações: 3350-5754.