AGRO 7017 – Manejo Integrado de Pragas

Concentrada

Carga horária

Ementa

Histórico do MIP. Vantagens e desvantagens do MIP. Causas da ocorrência de surtos de pragas. Bases ecológicas do MIP. Amostragens – níveis de ano, previsão de ocorrência e controle. Danos – avaliação de danos, níveis de dano econômico, tipos de dano, perdas na produção. Métodos de controle: método químico: seletividade de inseticidas e inseticidas seletivos. Controle biológico: predadores, parasitoides e patógenos. Controle biológico clássico, métodos inundativo e inoculativo Resistência de plantas. Biotecnologia – plantas geneticamente modificadas.  Métodos culturais e interferência ambiental – modificações físicas do ambiente, culturas armadilha, práticas agronômicas. Semioquícos. Métodos legislativos. Programas de MIP no Brasil: soja, milho, algodão. Técnicas de MIP de ervas daninhas e fitopatógenos. O futuro do MIP diante das novas tecnologias de produção de plantas geneticamente modificadas.

Dia/Horário

A definir

Luís Amilton Foerster

Marion do Rocio Foerster

Home page

www.controledeinsetos.ufpr.br

Bibliografia Recomendada

Abrol, D. P. [ed.]. (2014). Integrated Pest Management: Current Concepts and Ecological Perspective. Academic Press, 561 p.

Abrol,DP, Shankar, U (2012).  Integrated pest management; principles and practice. CABI, 512p.

Bailey, A, Chandler, D, Grant, WP, Greaves, J. Prince, G & Tachell, M. (2010).

Rechcigal, JE & Rechcigal NA (2000). Insect Pest Management: Techniques for Environmental Protection. CRC Press, 374p.

Albajes, R, Gullino, Ml, Van Lenteren, Jc & Elad, Y. (2000). Integrated Pest and Disease Management in Greenhouse Crops. Kluwer Academic Publishers, 545p.

Gurr, G. & Wratten, S. Biological Control: Measures of Success. Springer-Science, 428p.

R Muniappan, R & Heinrichs, EA Eds. (2016) Integrated Pest Management of Tropical Vegetable Crops.  Springer Publishing, 304p.

UFPR no Facebook UFPR no Youtube UFPR no Twitter UFPR no Instagram
Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal