No decorrer dos milênios, os seres humanos basearam sua alimentação em mais de dez mil diferentes espécies vegetais. Atualmente, apenas cerca de 150 são cultivadas. Destas, só doze espécies atendem a 80% de todas as necessidades alimentares e apenas cinco delas – arroz, trigo, soja, milho e batata – suprem mais de metade das nossas necessidades energéticas. E o que aconteceu com as outas milhares de espécies? Muitas se perderam. Outras, estão vulneráveis, explica o professor Moacir Darolt, da área de Extensão Rural da UFPR. Com objetivo chamar a atenção para esse problema e valorizar quem cultiva e conserva espécies ameaçadas, acontece nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, na Universidade Federal do Paraná, a I Feira Nacional de Guardiões da Agrobiodiversidade. O evento integra a programação do IV Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, que está sendo realizado na Expo Unimed, em Curitiba.
Estão sendo esperadas cerca de 150 pessoas, entre agricultores, pesquisadores, indígenas, chefs de cozinha e pessoas que se dedicam a conservar sementes. “Na feira eles poderão trocar e vender espécies raras de sementes, como milho crioulo, feijão branco, arroz negro, entre outros”, conta o professor Darolt. As atividades serão no campus do Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral).
A programação começa às 9h30, com exposição, troca e comercialização de sementes de plantas raras e nativas, abelhas sem ferrão, artesanatos, alimentação orgânica. Haverá Rodas de Prosa, para intercâmbio de experiências entre guardiões. Às 13 horas, participantes que se inscreverem no local farão visitas de campo a trabalhos de resgate da raça suína Moura, na Fazenda da UFPR e Salumeria Monte Bello.
Às 14 horas, está prevista a palestra “A experiência de guardiões e feiras de sementes em terras indígenas do Brasil”, com a pesquisadora Terezinha Aparecida Bordes Dias, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, de Brasília.
Uma solenidade às 15 horas reunirá o Secretário de Agricultura do Paraná, autoridades da FPR e representantes da Rede de Sementes da Agroecologia, entre outros, marcando a realização da feira e o lançamento de duas publicações: a Cartilha “Sementes da Agroecologia” e o “Almanaque dos Guardiões da Diversidade Sta Rosa de Lima – SC”.
O encerramento da feira será às 19 horas.