UFPR obtém patente de medicação contra carrapatos em bovinos

Carrapatos em bovino (foto M. Molento)

A Universidade Federal do Paraná acaba de obter a patente de um produto parasiticida para controle de carrapatos em animais domésticos. Tendo como componente principal o cobre, o produto foi inventado pelo professor Marcelo Beltrão Molento, da UFPR, a doutoranda Carla Juliana Ribeiro Dolenga – aluna do programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia, também da UFPR e o professor Eduardo José de Arruda, da Universidade Federal da Grande Dourados, MS.

O professor Molento relata que as duas soluções com sais de cobre testadas pela equipe conseguiram eficácia contra parasitas, tanto internos (helmintos) quanto externos (carrapatos). O produto alterou também a capacidade de reprodução dos carrapatos, detendo sua proliferação. “O uso de sais de cobre inibiu o desenvolvimento de ovócitos dos carrapatos, observados na histologia”, explica o professor.

Após a obtenção da patente, os professores já estão em contato com empresas interessadas em produzir o medicamento com foco em tratamento de bovinos. As vantagens do produto são a alta tecnologia e sustentabilidade, além de melhorar o bem-estar animal, com a redução da taxa de infestação.

A patente obtida pertence à UFPR e à UFGD, gerenciada pelos professores para a parte técnica. Leva o título “Cobre para Uso como Parasiticida e Ação Sinérgica no Controle de Endo e Ectoparasitos (endectocida) em animais domésticos” e foi publicada em 4 de janeiro de 2022.

(Por Simone Meirelles/ Assessoria de Comunicação/Em 23/02/2022)