Menu

UFPR inaugura Centro de Medicina Veterinária do Coletivo

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (fotos Marcos Solivan)

Foi inaugurado na última quinta-feira, dia 14 de abril, o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná. Trata-se do primeiro centro desse gênero em universidade pública no Brasil. A nova unidade funciona no Setor de Ciências Agrárias, no bairro Cabral, e oferecerá inicialmente, entre outros serviços, atendimento médico veterinário social, castrações para animais de famílias em situação de vulnerabilidade e animais abandonados cuidados por protetores independentes; perícia de animais vivos e curso de banho e tosa para jovens em situação de vulnerabilidade. A equipe responsável pelo projeto é formada pelos professores da UFPR Cybelle Souza, José Francisco Warth, Nivaldo Rizzi e Rita Garcia.

A idealizadora do projeto, professora Cybelle Souza, destacou na solenidade de inauguração a importância do projeto, que permite agregar ensino, pesquisa e extensão. “Este será um local de acolhimento, de difusão do conhecimento e de troca de saberes”, destacou ela.  Já o diretor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, professor Amadeu Bona Filho, apontou a relevância da educação para evitar o abandono de animais. Ele também ressaltou a parceria público-privada para obtenção de recursos para os atendimentos no Centro. Já a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz lembrou que o mundo está precisando de mais solidariedade, não apenas entre humanos, mas também entre humanos e outras espécies. Durante a inauguração, foram doados mil quilos da ração para protetores independentes.

Solenidade de inauguração do CMVC (foto Marcos Solivan)

O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR fica na Rua dos Funcionários, 1540, atrás do Hospital Veterinário, Setor de Ciências Agrárias. Cadastro para atendimento pode ser feito por meio do formulário disponível no link https://agrarias.ufpr.br/mvc/cmvc/. O telefone para informações é 41-9 9267-7406.

Solenidade de inauguração do CMVC (foto Marcos Solivan_

Sobre a Medicina Veterinária do Coletivo

A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é uma nova área multidisciplinar que utiliza conhecimentos da Saúde Coletiva, Medicina de Abrigos, Medicina Veterinária Legal e de Desastres para promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, famílias, comunidades e entorno, considerando os animais como parte integrante e indissociável dessas representações e gerando diversas possibilidades de interação com outras disciplinas e novas áreas para atuação do profissional. Foi reconhecida como uma nova especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2021. A Universidade Federal do Paraná é pioneira no ensino e especialização nesta área.

O novo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo contará com seis salas de atendimento, banheiros e estacionamento. Parte da reforma do espaço foi patrocinada pela Boehringer do Brasil e pelo Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®. Desde 2018, o instituto desenvolve diversos projetos de impacto social em parceria com a UFPR, como o Projeto Medicina Veterinária de Abrigos, que tem o objetivo de levar conhecimento técnico para as ONGs visando aumentar o bem-estar dos animais abrigados e impulsionar as adoções de sucesso; o Grupo de Estudos em Medicina Veterinária do Coletivo, Legal, Alternativa e Bem-estar; o projeto Zero Fome, que oferece alimento para cães e gatos a tutores em situação de vulnerabilidade; e o projeto Adote um Adulto, iniciativa dos alunos da universidade para divulgar animais disponíveis para adoção no Instagram.

Rações doadas durante a inauguração (fotos Marcos Solivan)

Os equipamentos e materiais permanentes necessários para o desenvolvimento dos projetos foram custeados por meio de emenda parlamentar da Senadora Gleise Hoffman, que direcionou ao Centro o valor de R$ 250.000,00. O serviço de Perícia de Animais Vivos contará com a parceria da Secretaria de Segurança Pública e Instituto de Criminalística do Governo do Paraná. O Centro contará também com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST) do Governo do Estado.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Entre os serviços oferecidos pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo à comunidade em geral estão:

Perícia de Animais Vivos (SPA) – A UFPR possui termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná com várias frentes de trabalho, entre elas a realização de perícia em animais vivos pelos residentes de MVC. Na falta de ambulatório, muitas vezes essas perícias eram realizadas em áreas externas. O serviço contará agora com sala própria para a realização das perícias, bem como local apropriado para a guarda dos materiais e instrumentos de trabalho. Em parceria com os órgãos policiais, investigará denúncias de maus-tratos a animais. Também ofertará serviços de perícia veterinária para tutores que apresentem boletim de ocorrência. Servirá de laboratório para as aulas práticas da graduação e pós-graduação e para a pesquisa.

Projeto ZERO FOME – Com o apoio e patrocínio do Instituto PremieRpet®, o projeto Zero Fome teve início em 2020 para viabilizar a alimentação de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade. Inicialmente, o trabalho foi feito em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Campo Magro. As famílias cadastradas no CADÚnico Nacional recebem a visita técnica da assistente social e do residente de MVC e passam por uma triagem que avalia a situação de vulnerabilidade econômica e o nível de guarda responsável. Os tutores recebem orientações para a promoção da saúde do animal e os cães e gatos recebem assistência médica básica. Em uma segunda etapa, o projeto foi expandido para os protetores independentes que trabalham no resgate, manutenção e promoção da adoção de animais abandonados. Essa etapa está conectada com a pesquisa de dois pós-graduandos em Saúde Única e, ao mesmo tempo, auxilia esses protetores que dedicam suas vidas e seus recursos para diminuir o sofrimento dos animais abandonados.

Assistência Social Veterinária (ASV) – O Projeto ASV dará apoio aos tutores com dificuldades para arcar com as despesas médicas de seus animais. O tutor passará por entrevista e seleção para identificar as vulnerabilidades e a melhor forma do animal ter acesso ao atendimento veterinário. Também terão acesso ao serviço os moradores de rua e pessoas com transtorno de acumulação de animais. O ASV poderá dar suporte aos tutores em momentos de luto ou com a indicação de eutanásia dos seus animais. Esse serviço será em parceria com a Faculdade de Psicologia e do Serviço Social da UFPR.

Sala cirúrgica para castração de animais (foto Marcos Solivan)

Clínica da interação humano-animal – A clínica tem como objetivo fortalecer o vínculo humano-animal, melhorar os níveis de bem-estar dos animais de estimação, prevenir maus-tratos, negligência, abuso e o abandono. As atividades desenvolvidas serão:

  • Aconselhar tutores que adotaram animais e que apresentam problemas comportamentais no novo lar;
  • Promover o adestramento e educação de animais adotados ou encaminhados pelo Hospital Veterinário;
  • Capacitar tutores sobre guarda responsável e a educação básica de cães e gatos;
  • Diagnosticar problemas comportamentais e indicar o tratamento para a modulação comportamental;
  • Consultoria para abrigos de cães e gatos.

Consultoria em Saúde Única – Esse serviço será responsável pela avaliação e diagnóstico epidemiológico de situações de risco envolvendo saúde animal, humana e ambiental; avaliação e acompanhamento de pessoas com transtorno de acumulação, encaminhadas por parceiros; e estudo e implementação de Programas de Manejo Populacional de Cães e Gatos para municípios que ainda não possuam tal política pública.

Curso de banho e tosa: O CMVC oferecerá curso de banho e tosa para jovens em situação de vulnerabilidade. Pretende-se abrir vagas para o banho e tosa de animais de pessoas em situação de rua, bem como de animais de Lares Transitórios.

Educação em saúde única e educação humanitária: O CMVC vai continuar com os cursos que já eram oferecidos de maneira gratuita para a comunidade, com enfoque na educação humanitária solucionaria.

Medicina Veterinária Integrativa: Será inaugurado um ambulatório de práticas integrativas que contará com atendimento em homeopatia e acupuntura, entre outros.

(Por Simone Meirelles/ Em 18/04/2022)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR