Projeto de extensão do Setor de Ciências Agrárias irá cuidar de animais utilizados em sessões de equoterapia

Participantes do projeto experimentam sessão de equoterapia (foto arquivo pessoal)

Está iniciando neste mês o projeto de extensão “Ciências Agrárias em ação na Ong Coletivo Inclusão”. O objetivo é possibilitar boa nutrição, sanidade e bem-estar dos equinos utilizados nas sessões de Equoterapia realizadas pela ONG no centro localizado no município de Fazenda Rio Grande (PR). O projeto é coordenado pelos professores Amanda Massaneira de Souza Schuntzemberger, André Carlos Auler, João Ricardo Dittrich e Rafael Henrique Prado Silva.

A ideia é que seja possível dar melhores condições de bem-estar aos equinos. Nesse contexto, o projeto prevê ações de extensão para aperfeiçoar as áreas com maior demanda no local: manejo do solo e recuperação das áreas de pastagem, manejo de resíduos, planejamento alimentar e os manejos nutricional e sanitário dos cavalos terapeutas. Assim, os animais estarão fisicamente e mentalmente em bom estado, o que é fundamental para o sucesso das sessões da equoterapia. Isso será alcançado a partir de um bom planejamento dessas áreas e o treinamento da equipe que atua na equoterapia para a execução das atividades planejadas.

A equipe do projeto, além dos professores, é formada por Adelia Junglos Alves e Paulo Roberto Cueto, ambos técnicos administrativos do DERE (Departamento de Economia e Extensão Rural), Caroline Maria Rossi, representante da Ong Coletivo Inclusão, Juliana Nakata Vargas, aluna da Zootecnia, e Thales Rollwagem Carneiro Sterzelecki, aluno da Agronomia. Outros estudantes dos cursos das Ciências Agrárias interessados em participar do projeto de extensão poderão procurar os professores responsáveis.

A professora Amanda Schuntzemberger, coordenadora do projeto, destaca que os estudantes que quiserem participar do projeto terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas dos cursos de graduação das Ciências Agrárias. Os alunos acompanharão as etapas de elaboração, execução e gerenciamento do projeto e desenvolverão competências relacionadas à gestão de pessoas, gestão de projetos e orientação técnica.

A equipe do projeto realizou recentemente visita às instalações do Centro de Equoterapia da Ong Coletivo Inclusão para uma reunião de alinhamento das ações a serem realizadas no ano de 2023. Na ocasião, eles tiveram uma vivência prática como participantes de uma sessão de equoterapia.

Para mais informações, favor entrar em contato com a professora Amanda pelo telefone (41) 3350-5604 ou pelo e-mail amanda.mss@ufpr.br.

(por Simone Meirelles, em 06/02/2022)