Está iniciando neste mês o projeto de extensão “Ciências Agrárias em ação na Ong Coletivo Inclusão”. O objetivo é possibilitar boa nutrição, sanidade e bem-estar dos equinos utilizados nas sessões de Equoterapia realizadas pela ONG no centro localizado no município de Fazenda Rio Grande (PR). O projeto é coordenado pelos professores Amanda Massaneira de Souza Schuntzemberger, André Carlos Auler, João Ricardo Dittrich e Rafael Henrique Prado Silva.
A ideia é que seja possível dar melhores condições de bem-estar aos equinos. Nesse contexto, o projeto prevê ações de extensão para aperfeiçoar as áreas com maior demanda no local: manejo do solo e recuperação das áreas de pastagem, manejo de resíduos, planejamento alimentar e os manejos nutricional e sanitário dos cavalos terapeutas. Assim, os animais estarão fisicamente e mentalmente em bom estado, o que é fundamental para o sucesso das sessões da equoterapia. Isso será alcançado a partir de um bom planejamento dessas áreas e o treinamento da equipe que atua na equoterapia para a execução das atividades planejadas.
A equipe do projeto, além dos professores, é formada por Adelia Junglos Alves e Paulo Roberto Cueto, ambos técnicos administrativos do DERE (Departamento de Economia e Extensão Rural), Caroline Maria Rossi, representante da Ong Coletivo Inclusão, Juliana Nakata Vargas, aluna da Zootecnia, e Thales Rollwagem Carneiro Sterzelecki, aluno da Agronomia. Outros estudantes dos cursos das Ciências Agrárias interessados em participar do projeto de extensão poderão procurar os professores responsáveis.
A professora Amanda Schuntzemberger, coordenadora do projeto, destaca que os estudantes que quiserem participar do projeto terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas dos cursos de graduação das Ciências Agrárias. Os alunos acompanharão as etapas de elaboração, execução e gerenciamento do projeto e desenvolverão competências relacionadas à gestão de pessoas, gestão de projetos e orientação técnica.
A equipe do projeto realizou recentemente visita às instalações do Centro de Equoterapia da Ong Coletivo Inclusão para uma reunião de alinhamento das ações a serem realizadas no ano de 2023. Na ocasião, eles tiveram uma vivência prática como participantes de uma sessão de equoterapia.
Para mais informações, favor entrar em contato com a professora Amanda pelo telefone (41) 3350-5604 ou pelo e-mail amanda.mss@ufpr.br.
(por Simone Meirelles, em 06/02/2022)