Projeto de extensão Colhendo Bons Frutos promove treinamento sobre cultivo de morangos

Foto: Projeto Colhendo Bons Frutos

No dia 17 de maio, a equipe do projeto de extensão Colhendo Bons Frutos, da UFPR, e técnicos do Instituto Emater Unidade Regional de Curitiba promoveram um treinamento sobre o cultivo de morangos semi-hidropônicos para 230 produtores e público em geral. Nesta quarta-feira (24) e na próxima (31), o Dia de Campo do Morango, promovido pela Emater, também será realizado em São José dos Pinhais e Araucária. A previsão é de que, nos três Dias de Campo, sejam capacitados 700 produtores de morango da Região Metropolitana de Curitiba.

A equipe de professores e bolsistas de Agronomia do Projeto Colhendo Bons Frutos/ PIMo participa dos três Dias de Campo, apresentando o tema “Manejo integrado de pragas e de doenças do morangueiro”. A equipe tem demonstrado na prática como monitorar e reconhecer as pragas mais importantes, quais fases causam mais danos e que organismos benéficos podem auxiliar o produtor na redução da praga. Além disso, enfatizam alguns dos métodos culturais e outras táticas de controle que podem ser associadas de forma harmônica, visando manter a população de pragas em nível abaixo daqueles capazes de causar dano econômico.

O cultivo do morangueiro no Brasil evoluiu muito ao longo dos anos, passando de sistemas tradicionais, onde o cultivo é feito no solo, a céu aberto ou protegido sob túneis, ao cultivo fora do solo, em slabs e protegido em estufas altas. Este último sistema também é chamado de semi-hidropônico. A Emater vem difundindo o cultivo fora do solo como uma alternativa de produção de morangos com redução de agroquímicos. Com o cultivo em slabs, há uma maior eficiência no uso da água e no manejo nutricional das plantas e uma sensível diminuição de problemas fitossanitários. Com a popularização do cultivo sem solo do morangueiro, novas tecnologias vêm sendo difundidas. A busca da excelência da produção de morango vem aliando alta produtividade e qualidade dos frutos, baixo custo e reduzido impacto ambiental, ressalta a coordenadora do projeto Colhendo Bons Frutos e do Projeto Produção Integrada do Morango do Paraná (PIMo), Maria Aparecida Cassilha Zawadneak.

Superintendência de Comunicação Social     23 de maio de 2017 – 10h32