Curitiba, 16/10/2023 – Trabalhos de pós-graduação premiados, tanto nacional quanto internacionalmente, foram apresentados neste dia 16 de outubro durante o 1º Simpósio dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPR. Para o diretor do setor, professor Volnei Pauletti, o evento promove a integração entre as pós-graduações, mostrando a qualidade das pesquisas realizadas e motivando o orgulho de pertencer à UFPR e ao Setor de Ciências Agrárias.
De acordo com a professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, a integração entre as pós-graduações é fundamental. Ela lembra que hoje os editais de fomento à pesquisa focam em projetos multidisciplinares, envolvendo mais de uma instituição. “Conhecer outras linhas de pesquisa e as possibilidades de parceria aumentam as chances de obter apoio nesses editais”, observa ela.
O professor Alessandro Camargo Angelo, da pós-graduação em Engenharia Florestal, destaca a importância de a comunidade interna reconhecer a relevância dos trabalhos realizados e premiados. Já o professor Christopher Thomas Blum, também da pós-graduação em Engenharia Florestal, observa que é muito produtivo conhecer os diferentes enfoques dos programas de pós-graduação e encontrar as conexões entre eles. “Essa integração pode render trabalhos relevantes, pois temos um setor muito diverso”, disse ele.
Uma das pesquisas apresentadas no simpósio foi a do doutor Pablo Hoffmann, da Engenharia Florestal. Orientado pelo professor Alessandro Camargo Angelo, ele apresentou num resumo de “Proteção da floresta de araucárias no sul do Brasil”. O trabalho recebeu na Inglaterra o Prêmio Whitley Whitley Fund for Nature (WFN) 2022, um dos mais relevantes na área de conservação ambiental. “São cinco trabalhos premiados anualmente, e o nosso foi um deles, recebendo 40 mil libras para a condução do projeto”, explica Hoffmann. Ele conta que a pesquisa é parte de um projeto que envolve várias instituições públicas e privadas.
(Por Simone Meirelles)