Menu

Professor Flávio Zanette agora é Cidadão Honorário do Paraná

Zaki Akel Sobrinho, Flávio Zanette e Rasca Rodrigues na solenidade (fotos Assembleia Legislativa)

Zaki Akel Sobrinho, Flávio Zanette e Rasca Rodrigues na solenidade (fotos Assembleia Legislativa)

Na tarde da última sexta-feira (03/06), o professor titular sênior Flávio Zanette, da UFPR, recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná. A proposição foi do deputado Rasca Rodrigues (PV), ex-aluno da Universidade Federal do Paraná. Com presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, do vice-reitor Rogério Mulinari e do diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, a solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Bem humorado, Zanette, que é catarinense, declarou que sentia-se “como um posseiro que recebe o título da sua terra”, após 52 vivendo e trabalhando no Paraná. Conhecido por suas pesquisas com a Araucaria angustifolia, o pinheiro do Paraná, o professor fez uma apresentação sobre a necessidade de incentivar o plantio da árvore, para evitar sua extinção.

O deputado Rasca Rodrigues ressaltou a dedicação ao professor Zanette ao trabalho e a relevância das pesquisas para o melhoramento genético da araucária. “Sua contribuição é relevante para o Estado e o país. Daqui a 100 anos, quando falarem sobre a araucária, terão que falar do professor Zanette”, observou.

Estiveram presentes à solenidade docentes da UFPR, alunos de pós-graduação, familiares do homenagenado e diversos outros convidados. A banda da Polícia Militar do Paraná fez também uma apresentação.

Zanette apresenta detalhes de sua pesquisa

Zanette apresenta detalhes de sua pesquisa

Histórico
Nascido em Criciúma (SC), Flávio Zanette atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Com extensa produção técnica e científica, publicou até agora 99 artigos científicos, 26 livros, 27 capítulos de livros e 93 artigos resumidos em Congressos. Desenvolve desde 1985 relevante pesquisa sobre a Araucaria angustifolia, o pinheiro do Paraná, sendo um de seus principais estudiosos. Mesmo aposentado há 13 anos, Zanette continua atuante como orientador de pesquisas de mestrado e doutorado.
O professor Zanette é responsável por pesquisas que geraram o pinheiro de proveta, cujo objetivo é ajudar a evitar a extinção dessa espécie de araucária, em risco elevado. Também defende as técnicas de enxerto como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie, assim contribuindo para sua preservação. Entre as vantagens da araucária enxertada está o início de produção de pinhões em período inferior a 10 anos (sem a técnica, a produção só começa entre 12 e 15 anos). O programa de distribuição de mudas selecionadas, criado pelo professor há 10 anos, já distribuiu mais de 70 mil unidades.

Plenário da Assembléia recebeu docentes, pesquisadores e convidados

Plenário da Assembléia recebeu docentes, pesquisadores e outros convidados

 

Entre as homenagens já recebidas pelo professor Flávio Zanette estão premiações e títulos como “Bicho do Paraná”, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC); Cidadão Honorário de Curitiba, Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (1998), Prêmio Qualidade de Vida Ambiental da Assembleia Legislativa do Paraná e título de Cavalheiro da República Italiana, do governo italiano.

 

Por: Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação Social/Setor de Agrárias.

Fotos: Assembleia Legislativa do Paraná

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR