Professor de bem-estar animal da Universidade de Cambridge ministra disciplina na UFPR

Prof. Donald Broom (foto divulgação)

Um dos docentes mais relevantes internacionalmente na área de bem-estar animal está na UFPR para um mês como Professor Visitante Especial. O professor Donald Broom chegou à instituição no dia 25 de setembro e permanecerá até 24 de outubro. Ele vem a convite do Laboratório de Bem-estar Animal (Labea) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, no âmbito do Projeto Fauna Legal, financiado pela CAPES, com o objetivo de melhorar a compreensão de questões legislativas envolvendo os animais.

Broom é Professor Emérito da Universidade de Cambridge e tem um papel fundamental na ciência do bem-estar animal. Seu trabalho é um marco em pesquisa, ensino e extensão, sendo que ele foi o primeiro professor de bem-estar animal do mundo em uma escola de medicina veterinária. Tem centenas de artigos publicados e vários livros, fatos que o tornam influente no ensino de bem-estar animal realizado nas mais diversas instituições em diferentes países. Ele também tem ampla contribuição para a sociedade de uma maneira geral, estando envolvido, por exemplo, com a construção das diretivas européias de bem-estar animal, que vêm reformulando a maneira como os animais são criados em várias áreas de atividades, como produção de alimentos. Seu trabalho é marcado pelo forte embasamento científico e culminou com importantes avanços para os animais.

Na UFPR, o professor Broom vai ministrar a disciplina em inglês “Animal welfare regulations in UK and EU: history and scientific basis”, ao lado da professora Carla Forte Maiolino Molento, coordenadora do Labea. Com vagas limitadas, a disciplina terá aulas de 10 a 13 de outubro, em horário integral, no Anfiteatro da Administração do Setor de Ciências Agrárias (R. dos Funcionários, 1540, Cabral). As inscrições podem ser feitas labea@ufpr.br. A inscrição pode ser feita como ouvinte ou aluno. Os inscritos como ouvinte receberão certificado de participação em palestra com carga horária de 30h; e os inscritos como aluno receberão certificado de participação em disciplina de 30h, condicionado à realização das tarefas e avaliações propostas durante o curso.

Além de aulas na pós-graduação, o professor Broom vai realizar duas palestras. A primeira delas será durante num descontraído happy hour, na cervejaria Hop’n’Roll, dia 15 de outubro, às 18h. O tema será “Como a ciência pode ajudar os animais”.  A outra palestra será no dia 23, no auditório do bloco didático do Setor de Ciências Agrárias, às 18h. O título: “Using animal welfare science to lead to humane practice”. Ambas são abertas ao público.

Para saber mais basta acessar site www.labea.ufpr.br.