Menu

Plano estadual de baixa emissão de carbono na Agropecuária é apresentado na UFPR

Autoridades presentes ao evento (foto divulgação)

O Plano de Ação Estadual (PAE) do Estado do Paraná, no âmbito do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi apresentou na última semana o Plano ABC+ Paraná. A apresentação foi realizada na Fazenda Canguiri, Centro de Estações Experimentais da Universidade Federal do Paraná. Logo depois, foi realizada uma visita técnica aos projetos de pesquisa relacionados ao tema na fazenda. O evento contou com a participação da vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzon de Muniz, do diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti, de docentes, técnicos e autoridades.

O Plano ABC+Paraná foi elaborado por um Grupo Gestor Estadual (GGE), composto por profissionais de diversas instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio. Na formulação do PAE foram incluídas ações e estratégias envolvendo desde o pequeno produtor de hortaliças até o grande produtor de grãos. Propostas estas que contemplam atividades elaboradas para permitir o alcance das metas estabelecidas dentro da realidade e condições locais, alinhadas à política estadual para a agropecuária, calcada em uma produção agrícola com sustentabilidade. A professora Alda Lúcia Gomes Monteiro, do Departamento de Zootecnia do Setor de Ciências Agrárias, representa a UFPR no Grupo Gestor Estadual do Plano ABC +, desde julho de 2022.

Os participantes do evento visitaram o  Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária-Nita coordenado pelo professor  Aníbal de Moraes (DFF), o  Projeto Arboreto, coordenado pelo professor Alessandro Ângelo (Decif)  e o Sistema Silvipastoril na produção de ovinos , coordenado pela professora Alda Lúcia Gomes Monteiro .

A governança do Plano ABC+ segue o modelo de gestão híbrida, descentralizada e participativa. O Mapa incentiva a criação dos Grupos Gestores Estaduais com o objetivo de tornar mais efetiva a implementação do Plano, obedecendo às características, necessidades e perspectivas de cada estado.

O ABC+ Paraná é o terceiro PAE a ser lançado sob o escopo do Plano ABC+, sucedendo o do Mato Grosso e o de Santa Catarina.

ABC+

O Programa ABC+ é a linha de crédito do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) destinada ao financiamento de tecnologias e sistemas de produção nas propriedades rurais, para promover uma agropecuária mais adaptada à mudança climática e também mitigadora de gases de efeito estufa. O Mapa desempenha o papel de Coordenação Nacional do ABC+, cuja governança inclui o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SINABC).

 

(fonte: Site MAPA)

Em 03/05/2023

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR