Nota de Esclarecimento e novas diretrizes para o atendimento presencial nas dependências do Hospital Veterinário da UFPR – Campus I – Curitiba

O Hospital Veterinário (HV) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) situado no Campus I, assim como a maioria dos Hospitais-Escola, teve seu atendimento paralisado em decorrência da pandemia do novo coronavírus – SARS-Covid19.

Como órgão público e da administração federal, inevitavelmente, seguiu as recomendações superiores, especialmente as determinações legais, que determinavam quais ações, e como executá-las, para que a retomada das atividades acontecesse sem prejuízo a todos os envolvidos na prestação de serviços à comunidade e nas atividades acadêmicas da graduação e pós-graduação.

O HV da UFPR – Curitiba informa que está se preparando para o retorno gradual de suas atividades, incluindo o atendimento externo à comunidade, em 07/12/2020. Diante deste contexto, salientamos que algumas diretrizes deverão ser respeitadas por todos (equipe de atendimento e tutores dos animais), sob o risco de sermos obrigados a suspendermos os atendimentos por tempo indeterminado.

Seguem discriminadas, as principais determinações:

1. a equipe de profissionais será dividida em grupos, que não se encontrarão, para evitar possíveis contágios e afastamentos;
2. só serão atendidos casos pré-agendados por contato telefônico;
3. cada agendamento será INTRANSFERÍVEL;
4. só terão acesso às dependências do HV: o tutor com o seu animal (paciente) agendado; será agendado SOMENTE 01(um) animal por agendamento; o tutor OBRIGATORIAMENTE deverá portar máscara facial e fazer uso de antissépticos
(álcool em gel) e não poderá circular livremente pelas dependências do HV;
5. pessoas com quaisquer sintomas possíveis de COVID-19 não poderão acessar as dependências do HV. Caso isto seja verificado na chegada ao HV não será permitida a entrada para atendimento;
6. o distanciamento físico entre as pessoas terá que ser respeitado.

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer e informar à população que, apesar das atividades de atendimentos presenciais à comunidade terem sido suspensas, a equipe do HV se manteve em atividade interna durante esse período, bem como colaborando com as ações do município de Curitiba e região metropolitana. Ações essas de grande importância epidemiológica para a sociedade.

É fato destacável que o público atendido durante o funcionamento normal do HV é volumoso requerendo uma equipe numerosa para manutenção dos serviços oferecidos o que comprometeria a segurança epidemiológica de todos.

Diante destas explicações solicitamos a compreensão de todos e, ao mesmo tempo, a colaboração para que este projeto piloto de retomada das atividades presencial seja definitivo e não tenhamos mais interrupções de nossas atividades.

Prof. Renato Silva de Sousa
Diretor do HV

(Publicado por Simone Meirelles em 07/12/2020)