Menu

Grupos da UFPR e UFRGS lançam iniciativa de parceria com empresas do agronegócio

9547bbc1-04c1-45f2-a4b7-9bad534b3adb

O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná e o Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizam a apresentação do Projeto Aliança SIPA – Caminhos para a Intensificação Sustentável da Agropecuária Sul-Brasileira. O evento de apresentação do projeto será realizado nesta sexta-feira, dia 6 de maio, no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

O Projeto Aliança SIPA propõe um arranjo institucional inédito no país. Será liderado por grupos de pesquisa e terá como alicerce os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, modelo tecnológico que melhor representa a harmonia entre a produção de alimentos e o meio ambiente. A proposta tem consonância com o conceito de intensificação sustentável difundido pela FAO, no qual os Sistemas Integrados surgem como alternativa aos atuais modelos menos sustentáveis de produção de alimentos.

Tendo como alicerce quatro protocolos experimentais de longa duração, estão previstas ações de pesquisa, inovação, desenvolvimento e transferência de tecnologia voltadas aos mais diversos ambientes de produção, com o propósito de fomentar a otimização do uso da terra e a melhoria da qualidade do solo, com diversificação de renda e diminuição dos riscos inerentes a atividade agrícola.

(ACS Agrárias com texto por assessoria de comunicação da UFRGS)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR