Grupo de pesquisa de Medicina Veterinária Legal é premiado em congresso

Três trabalhos do grupo de pesquisa de Medicina Veterinária Legal, coordenado pela professora Rita de Cassia Maria Garcia, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, foram premiados em uma conferência internacional de Ciências Animais Forenses. Os trabalhos foram apresentados na “1st International Virtual Meeting of Forensic Animal Sciences”, evento que contou com diversos nomes renomados internacionalmente da área e aconteceu na última semana.

Dois trabalhos foram premiados na categoria de pôster, o primeiro intitulado “Analysis of reported animal abuse in Campo Magro, Paraná, Brazil” e o segundo intitulado “Relato de caso: desenvolvimento de um programa de atendimento a denúncias de maus-tratos aos animais no município de Campo Magro, Paraná, Brasil”, ambos trabalhos de mestrado de autoria de Larissa Rachel Wolf, aluna de pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias. Os dois trabalhos evidenciaram a importância dos programas municipais de atendimento a denúncias de maus-tratos aos animais no combate a esses crimes.

Na categoria comunicação oral, o trabalho “Análise dos crimes contra a fauna do Estado do Paraná, Brasil”, fruto do projeto de pesquisa “Integralizac?a?o das Informac?o?es de Crimes Contra a Fauna e Demais Crimes no Estado do Parana?”, financiado pela PRPPG, foi premiado. O projeto objetiva integrar as informações referentes aos crimes contra a fauna e outros crimes em banco de dados estadual único. Conta com a parceria de diversos órgãos estaduais como a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Paraná e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).

O trabalho foi apresentado pelo aluno de iniciação científica Gustavo Iha Taguti, autor principal do trabalho, ao lado de outra aluna de iniciação científica,  Giselle Gomes de Godoy Pereira e coautoria de o Capitão Claudio Todisco Silveira (SESP), Major João Batista Tsuruda Amaral (SESP), Mateus Gemelli Ramos; mestrandos Larissa Rachel Wolf e Bruno Pedon Nunes, e a professora Rita de Cassia Maria Garcia.

O destaque dado aos três trabalhos premiados na conferência internacional demonstra a relevância do tema, indicando a importância do trabalho desenvolvido pela universidade para combater os maus-tratos contra animais e demais tipos de violência na sociedade.

(Publicado por Simone Meirelles/ Em 29/06/2021)